Açúcar ou adoçante? Nenhum dos dois. Conheça novas formas de adoçar alimentos

Comportamento|Dicas|Estilo de Vida

Na época em que nossas avós tinham a idade da Carol Dieckmann, elas apostavam em algo certeiro quando o assunto era alimentação: alimentos naturais e pouco processados. O tempo passou, nossas mães foram esquecendo disso aos poucos e hoje em dia, com a correria cotidiana, quase ninguém lembra desse truque importantíssimo.

Entretanto, para quem deseja substituir os açúcares artificiais e refinados, por exemplo, por opções mais leves e naturais, o No Pátio preparou uma lista de substitutos, que são apontados por nutricionistas, como as melhores alternativas para adoçar alimentos. Veja que mesmo não tendo esta função, eles conseguem enganar o cérebro e potencializar a sensação do paladar adocicado:

Sal Rosa do Himalaia

Acredite, basta uma pitada deste ou ainda do sal marinho para adoçar alimentos. Isso acontece porquê o sal aumenta a capacidade do nosso cérebro de processar uma “sensação adocicada”, o que significa que podemos utilizar menos açúcar nos pratos.

Óleo de coco

Quando usado para cozinhar verduras amargas, atribui a elas um sabor adocicado quando em contato com boca, fazendo com que o cérebro compreenda como um alimento mais doce.

­Canela

É excelente na hora de adoçar o café, para aqueles que não conseguem consumir a bebida pura. Basta uma pitada ou um pedaço do pau dentro da xícara para adoçar e aromatizar.

adocar-alimentos-2

Você já parou para pensar o quanto de açúcar você consome diariamente? E não estamos falando só daquelas colheres para adoçar o café ou o suco diário, mas sim de todo o açúcar que seu corpo ingere por meio dos alimentos consumidos diariamente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite máximo diário para uma pessoa adulta é de 20g, ou seja, oito colheres daquelas pequenas de chá. Mais do que isso e você estaria deixando seu corpo mais propício a doenças como diabetes, hipertensão, cárie e até mesmo câncer.

Com todas essas informações, será que vale mais se entupir de adoçante – ingerir pouquíssimas calorias, mas muitos componentes químicos, ou optar em adotar nossas dicas de opções leves e naturais para adoçar alimentos? O No Pátio quer saber…

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter