Adeus, José Wilker

Entretenimento|TV

Ator e diretor sofreu um infarto fulminante no Rio de Janeiro, conheça sua trajetória

josew1_nopatio

Faleceu no último sábado (05) o ator, diretor e crítico de cinema José Wilker. O artista estava em casa no Rio de Janeiro, com a namorada, a jornalista Claudia Montenegro, e sofreu um infarto fulminante. Ele deixa duas filhas: Isabel e Mariana. Seu último papel na TV foi como o Herbert de Amor à Vida na TV Globo.

josew2_nopatio

José Wilker nasceu em 20 de agosto de 1946, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Sua mãe, Raimunda, era dona de casa e seu pai, Severino, era caixeiro viajante. Sua primeira experiência profissional foi aos 13 anos, como figurante no teleteatro da TV Rádio Clube, em Recife.

Wilker decidiu viver no Rio de Janeiro, aos 19 anos, onde começou a se dedicar ao teatro. Ele só se tornou ator profissional ao fazer parte do Movimento Popular de Cultura (MPC) do Partido Comunista.

josew_nopatio

No Rio, José Wilker começou a estudar sociologia, mas largou o curso para dedicar-se ao teatro. Em 1970, ele ganhou diversos prêmios de Melhor Ator com o Molière e então foi convidado para o elenco da novela Bandeira 2, de Dias Gomes.

Era seu primeiro papel da TV. Depois, mais 30 novelas contam com sua participação. Seu primeiro protagonista veio em 1975, na primeira versão de Gabriela, como Mundinho Falcão. Seu papel de maior destaque é de 1985, ao interpretar Roque Santeiro, personagem central da trama de Dias Gomes e Aguinaldo Silva.

josew3_nopatio

José Wilker também era apaixonado por cinema e participou de mais de 40 filmes, como Xica da Silva, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Guerra de Canudos. Ele acabou tornando-se crítico, escrevendo para jornais e revista. Trabalhou como diretor-presidente da RioFilmes e apresentou programas na televisão sobre cinema e comentou a cerimônia do Oscar durante vários anos.

O velório do ator aconteceu no sábado (05), no Teatro Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. Familiares, amigos e artistas, como Tony Ramos, Renata Sorrah, Giulia Gam, Marieta Severo, Malu Mader e Monica Torres (sua ex-esposa), compareceram para dar o último adeus ao ator.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter