A beleza natural e a palavra forte de Alice Braga
Alice Braga sempre pareceu uma estrela internacional, e despertou o mesmo fascínio das atrizes de Hollywood, com quem hoje divide as telonas. “Para mim, sempre vai ser surreal eu estar ali no set com ela. Sempre”, diz sobre Jodie Foster, companheira de elenco em Elisium que estreia neste mês nos cinemas mundiais.
Ela falou à revista GQ Brasil. Confira trechos da entrevista. A matéria completa com ensaio fotográfico especial está disponível na edição de agosto!
MORAR
Nunca me senti morando fora de fato. Três meses em Budapeste, seis em Toronto, quatro em Vancouver, três semanas no México… A gente vive onde o trabalho está. Eu nunca aluguei apartamento em Los Angeles. Em Nova York eu aluguei por temporada.
Meu cantinho na Vila Madalena é meu. Depois de um tempo, durante a filmagem de Elisium, eu falei “preciso de uma casa”. Pedi o apê que estava alugado de volta, reformei e estou morando lá. Troquei o piso que era o mesmo desde sempre.
ENCARETAMENTO
O Brasil é um país careta. A gente se diz o país do Carnaval e da libertação, mas é o oposto. A gente é preconceituoso – eu acho isso -, e a gente criou isso do somos livres, mas não parou para discutir e entender que a gente não é.
TRABALHO
É difícil conciliar o trabalho com a vida cotidiana. Se eu entro em um projeto, não consigo responder e-mails. Tem amigo que deve estar me odiando, mas eu não consigo…
MUITOS HOMENS NUM SÓ
O filme se passa em 1907, 1908 e a espinha dorsal é o Memórias (“Memórias de um rato de hotel”, de Arthur Antunes Maciel. Antonio era um ladrão astuto, que não resistiu à vida fácil, mesmo sendo de origem respeitada. O relato dos roubos que realizava quando se hospedava em diferentes estabelecimentos com nomes falsos é do próprio autor dos crimes, enquanto estava preso). O (Vladimir) Brichta é quem faz o Dr. Antonio. Nunca fiz (filme de) época. Fiz época em 2117 (risos).
Eu fiquei feliz porque foi diferente, tudo foi diferente, outra maneira de falar. A gente tirou “né”, “tá”, tudo o que diminuía a frase a gente evitava. Ter que falar desse jeito e soar verdadeiro é difícil. Ontem eu mandei um “lhe” do nada.
AMIGOS
Quando a diretora me ligou e mandou o roteiro, adorei. Muito da energia do set decide o sucesso da produção. Queria saber quem ia ser meu par. Tem que ver se bate, né? Quando eu soube que era ele, achei muito legal. Sou muito amiga do Wagner Moura e eles são irmãos. Então, eu o conhecia de almoços na casa do Wagner.
LATITUDES
Estou agora em um projeto com o Daniel de Oliveira, do diretor Felipe Braga. A gente ficou muito amigos. Ele faz roteiros, para o Meireles e teve uma ideia para internet. Daí criou um projeto de oito episódios pelo mundo: um homem e uma mulher, eles vão se encontrando em oito países. Chama Latitudes. É uma loucura.
ELISIUM
A Jodie Foster é o máximo, muito bacana. Para mim, sempre vai ser surreal eu estar ali no set com ela. Sempre. Mas chega uma hora em que você tem que virar a chave e trabalhar.
FILHOS
Eu quero muito ser mãe. Meio cafona dizer isso, mas estou chegando nos 30 e essa vontade tá pegando mais forte. Acho que é porque minha irmã teve filho agora, meus amigos todos estão tendo filhos. É muito bom formar família, mas eu sei que não vai ser agora.
Fotos: Reprodução/GQ Brasil