Altas temperaturas ameaçam a fauna e flora da Amazônia

EcoFriendly

Altas temperaturas ameaçam a fauna e flora da Amazônia
A biodiversidade do planeta está em alerta e o número de espécies comuns de plantas e animais pode diminuir se as temperaturas subirem acima de 2ºC. O aumento da temperatura tem impacto direto no habitat dessas espécies, segundo advertiu um estudo divulgado neste domingo (12) e publicado no periódico Nature Climate Change.

O estudo foi realizado por pesquisadores do Reino Unido, da Colômbia e da Austrália. Foram acompanhadas quase 50 mil espécies em todo o mundo, analisando temperaturas e índices pluviométricos em seus habitats. Os dados da pesquisa revelam que as regiões que devem sentir os maiores impactos são a Amazônia, na África Subsaariana, na América Central e na Austrália.

“Nossa pesquisa prevê que as mudanças climáticas vão reduzir drasticamente a diversidade até mesmo de espécies comuns encontradas na maior parte do mundo”, afirma a principal autora do estudo, Rachel Warren, da Universidade de East Anglia (Reino Unido).

Segundo o relatório se não houver esforços significativos para limitar a emissões de gases do efeito estufa, dois terços das plantas e quase a metade dos animais perderão habitat até o ano 2080.

Warren lembra que a “a perda de biodiversidade em escala global vai empobrecer a biosfera e os ecossistemas de forma significativa”. Os impactos serão sentidos por todos, inclusive pelos humanos. “Essas espécies são importantes para purificação do ar e da água, controle de enchentes, ciclo de nutrientes e ecoturismo”.

Esperança

Um esforço global, coletivo e o cumprimento de metas e estratégias firmadas entre países, empresas e sociedade, pode ser a solução para conter os efeitos das mudanças climáticas.

“Ações rápidas podem reduzir essas perdas em 60% e dar mais 40 anos para que as espécies se adaptem (às mudanças)”, diz o estudo. “Ao reduzir o aquecimento global de 4ºC para 2ºC, ganhamos tempo de adaptação aos 2 graus restantes”.

Com informações da BBC Brasil

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter