Estar em um relacionamento amoroso pode te transformar em um mentiroso
Pode ser questão de sobrevivência para o casal. Não dá para viver a verdade sempre e você começa a mentir em algumas situações. Mas não é isso! O motivo é outro: hormônios! Cerca de 60 homens foram necessários para que os pesquisadores pudessem entender como a ocitocina, o hormônio do amor, pode deixar as pessoas mais mentirosa.
Metade dos voluntários recebeu doses do hormônio e a outra metade ganhou apenas doses de placebo. Eles foram separados em equipes e num jogo de computador, tinham que adivinhar se a moeda viraria cara ou coroa. O resultado é que quem tinha tomado ocitocina mentia mais e com menos pudor.
O pessoal que tomou o hormônio dizia ter acertado bem mais vezes. A equipe ganhava cerca de 40 centavos por acerto. Os pesquisadores descobriram que as pessoas podem trapacear e esquecer a ética para tentar proteger e promover o bem-estar dos outros. É por amor. Quando a pessoa tem níveis de ocitocina maior, tem maior empatia pelo outro e faz de tudo para vê-los bem. Mesmo que seja necessário mentir.
Fotos: Reprodução