Anabolizantes: risco para a saúde

Comportamento|Pesquisas|Saúde

A busca pelo corpo perfeito está lotando cada vez mais as academias e é que os brasileiros mais procuram. Por isso acontecem também exageros como dietas loucas e absurdas e tantas cirurgias plásticas para mudar o corpo.

O brasileiro anda recorrendo tanto as cirurgias plásticas que o Brasil já conseguiu passar os Estados Unidos e está em primeiro lugar no ranking internacional de cirurgias plásticas.

Outro problema, esse um dos mais graves de todos, relacionados a busca pelo corpo perfeito é o uso de anabolizantes e esteroides.

Muito se fala na mídia sobre os grandes riscos de se usar esse tipo de coisa sem nem um tipo de indicação clínica, mas algumas pessoas ainda não levam a sério esses perigos.

Anabolizantes-risco-para-a-saúde4

O estímulo exagerado que esse tipo de substância causa nos receptores de determinadas células levam a efeitos secundários desastrosos como a diminuição da produção de hormônios normalmente elaborados pelas nossas glândulas.

Isso porque organismo interpreta o hormônio sintético como suficiente e passa a produzir níveis bem baixos. Na medicina esse efeito é conhecido como feedback negativo.

Nos homens esse efeito pode levar a impotência sexual e até a esterilidade, já que ele pode ocasionar a atrofia de testículos. Outros efeitos que pode causar, ainda nos homens, são aumento da pressão arterial e da retenção de sódio, calvície, maiores riscos de câncer, diabetes e lesões no fígado, que na maioria das vezes são irreversíveis.

Já nas mulheres, o uso de anabolizantes pode levar à androgenização, crescimentos de pelos no rosto, engrossamento da voz, aumento da secreção sebácea e da oleosidade da pele, surgimento de espinhas, redução de mamas e interrupção da menstruação.

Anabolizantes-risco-para-a-saúde5

Assim como nos homens, nas mulheres também aumentam os riscos de câncer, diabetes e lesões no fígado, que muitas vezes são irreversíveis.

Nos adolescentes os efeitos desses anabolizantes são ainda piores, pois afetam o crescimento, o desenvolvimento sexual, a formação óssea, entre outras.

Esse tipo de substância pode sim ser prescrito por médicos para tratamentos de saúde e para a reposição de algum hormônio deficiente. Nesses casos, a orientação médica é a de doses suficientes apenas para a regulação de uma disfunção específica e sempre com supervisão e só após a realização de vários exames.

Para os especialistas, um profissional, seja ele médico, educador físico, fisioterapeuta ou nutricionista, que prescreverem e sugerirem esse tipo de substância para fins estéticos só está pensando no lucro e não na saúde dos “pacientes”.

Anabolizantes-risco-para-a-saúde2

Uma pesquisa, já desatualizada, que divulgada em 2007 mostrou que o perfil do usuário de anabolizantes não era o adolescente ou o atleta, mas sim, o homem com idade próxima aos 30 anos que busca o aumento da musculatura. Hoje essa procura é feita também por mulheres e adolescentes, em diversas faixas etárias.

Procure cuidar do seu corpo sempre de forma saudável e natural. Uma alimentação equilibrada e exercícios físicos podem trazer benefícios e melhorias para o seu corpo também esteticamente.

Anabolizantes-risco-para-a-saúde1

O uso de esteroides pode trazer enormes danos para a saúde, danos esses que muitas vezes são irreversíveis!

Cuide bem do seu corpo cuidando bem da sua saúde.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter