Andar de bicicleta é saudável e faz bem ao meio ambiente

EcoFriendly

Andar de bicicleta é saudável e faz bem ao meio ambiente
Quem já não passou pela experiência de aprender a andar de bicicleta quando era criança. As primeiras pedaladas deixaram em muitos, marcas que duram até hoje. O meio de transporte que já teve seu auge está mais uma vez ganhando espaço e adeptos por todos os lados. Além da saúde, a preocupação é também com o planeta.

O Brasil é hoje o terceiro maior produtor de bicicletas do mundo. Em relação ao consumo, o país é o quinto maior polo mundial, com 4,2 milhões de unidades vendidas por ano. Infelizmente o país ainda não dispõe de vias exclusivas para o tráfego das bikes o que desencoraja muita gente a se aventurar pelas na disputa por espaço com outros veículos.

Leia ainda
Bicicletas de bambu estão sendo fabricadas em São Paulo

Em lugares como Copenhague, na Dinamarca, o uso de bicicletas no trânsito corresponde a quase 40% do tráfego. O governo investiu para incentivar o uso das bicicletas e criou estacionamentos, pontes exclusivas e vagões especiais no metrô. Em Berlim, Alemanha, existem 775 quilômetros de ciclovias. São quase 21 vezes mais se comparado com São Paulo, que tem uma população três vezes maior.

Mas a história aos poucos está mudando. Mesmo sem a infraestrutura necessária, muita gente está comprando o desafio e aderindo a grupos de night bike, por exemplo, ou usando a “magrela” no final de semana para dar um descanso ao carro.

Andar de bicicleta é saudável e faz bem ao meio ambiente1

Quanto mais bicicletas nas ruas, menos trânsito lento, menos poluição, menos gente estressada, mais bem-estar para as pessoas e para o meio ambiente.

Benefícios de umas boas pedaladas para a saúde:

  • Fortalecimento da musculatura das pernas;
  • Aumenta a resistência cardiovascular;
  • Perda de peso;
  • Melhoria da função respiratória;
  • Redução da ansiedade;
  • Maior equilíbrio emocional.

 

Sem contar que você ainda pode observar mais atentamente a paisagem. E antes de sair pedalando, certifique-se de que está tudo certo com sua bicicleta, use equipamento de segurança e procure um médico para fazer um check-up.

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter