Os motivos são óbvios. Quando você tem um bichinho de estimação, você começa a se preocupar e a cuidar de outro ser. Esse cuidado interfere na sua personalidade. Você passa a ser mais gentil e confiante. E não é só para convencer você a ter um animal em casa, é comprovação científica.
Um estudo realizado na Universidade Tufts, nos Estados Unidos, entrevistou mais de 500 participantes, de 18 a 26 anos e assim descobrir a relação entre animais de estimação em diferentes fases da vida. Os entrevistados tiveram que responder a um questionário para avaliar características pessoais, como competência, confiança, se eram carinhosos e indícios de depressão.
O estudo chegou a conclusão de que quem tem cachorros em casa ajuda mais amigos e familiares, além de se envolverem mais em trabalhos voluntários. Os donos de animais se sentem mais conectados ao mundo, confiantes e demonstram mais empatia. “Nós não podemos confirmar relações de causa, mas esse é um ponto promissor no entendimento do papel dos animais na nossa vida, especialmente quando somos jovens”, explica Megan Mueller, autora da pesquisa.
Fotos: Reprodução