Ansiedade faz bem

Comportamento|Estilo de Vida

De acordo com pesquisa, manter a calma pode deixar você menos esperto

mirritada2_nopatio

A ciência adora inventar “desculpas” para o comportamento humano. Agora você tem um motivo para não ficar calmo. Isso mesmo! Fique feliz quando não conseguir manter a calma. A psicóloga Alison Wood Brooks da Harvard Business School fez três experimentos e garante: aceitar que está nervoso pode ser melhor do que tentar se acalmar pelo menos profissionalmente, quando tiver que se apresentar em público.

No primeiro teste, 140 pessoas gravaram um discurso. Mas antes de começar a falar, eles tiveram que dizer em voz alta “eu estou excitado” ou “eu estou calmo”. Em seguida, as apresentações foram avaliadas. Os pesquisadores chegaram a interessante conclusão de que os mais nervosos se saíram melhor, eles pareceram mais persuasivos e relaxados na hora da apresentação.

O segundo teste foi feito com 188 voluntários, que tiveram que ler frases tipo “tente ficar excitado” ou “tente manter a calma”. Outro grupo não leu nada. Eles tiveram, então, que fazer teste de matemática. Os mais calmos tiraram, em média, oito pontos a menos que os nervosos.

mirritada_nopatio

O terceiro e último teste foi com 113 pessoas, elas tiveram que cantar uma música no videokê. Cada um teve que dizer aleatoriamente que estava animado, ansioso, irritado, triste ou calmo. Todos eles tiveram seus batimentos cardíacos monitorados para saber qual a intensidade da ansiedade. Os que disseram que estavam “animados” tiveram pontuações mais altas.

Os pesquisadores concluíram que curtir o nervosismo pode ser bom. Não é necessário se acalmar, pois a ansiedade e animação dividem pontos em comum. São caracterizados pela excitação. “Quando você se sente ansioso, você está ruminando muito e focando em ameaças em potencial. Nessas circunstâncias, as pessoas deveriam tentar focar nas oportunidades. Isso realmente positivo e as pessoas deveriam dizer que estão animadas”, concluiu Alison.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter