Finalmente toda a responsabilidade de se evitar gravidez indesejada que hoje é jogada somente em cima das mulheres por conta do anticoncepcional, vai poder ser dividida com os homens! O anticoncepcional masculino já é esperado para chegar ao mercado em 2017.
O Vasalgel é um polímero reversível, não hormonal e capaz de bloquear os vasos deferentes.
Por não levar hormônios em sua fórmula, o tratamento é ainda mais seguro do que método tradicional feminino, que é capaz de aumentar os riscos de problemas cardíacos, pressão alta, náuseas, e até mesmo depressão.
Ele trata-se de um gel que é inserido nos vasos deferentes (tubo por onde passam os espermatozoides), impedindo que o esperma seja liberado na ejaculação e, assim, evitando a fecundação. Ao invés de cortar os vasos deferentes (como é feito na vasectomia), o polímero contraceptivo age diretamente nos vasos.
Outra diferença em relação ao anticoncepcional feminino é que basta que o homem tome apenas uma injeção e pronto, ele está seguro por anos. Para reverter a situação e “desbloquear” seus espermatozoides, basta que o homem receba outra injeção do gel, que irá expelir o Vasalgel que está bloqueando os vasos deferentes.
A fase de testes em humanos do medicamento está prevista para começar no ano que vem. Já os testes feitos em animais tiveram ótimos resultados. Três babuínos machos tiveram relações sexuais com 15 fêmeas durante seis meses após serem “medicados” com o Vasalgel e nenhuma engravidou. O experimento feito com coelhos durou 12 meses e a partir da segunda amostra de sêmen, não foram encontrados espermatozoides.
Porém, o medicamento ainda não conseguiu fundos suficientes para arcar com os custos de todos os testes necessários para a comercialização. Financeiramente falando, para as grandes indústrias farmacêuticas vale mais a pena comercializar a pílula anticoncepcional para mulheres do que em medidas preventivas de longa duração.
Para arrecadar fundos, a Parsemus Foudantion vem contando com a ajuda de doações e serviços de crowdfunding da internet, forma utilizada por diversas ações para conseguir arrecadar dinheiro através de doações de pessoas físicas que se interessam pela pesquisa, neste caso o medicamento.
Após as fases de testes em humanos, que devem começar já em 2015, confirmado o funcionamento do medicamento, com os resultados dentro do esperado, o produto deve chegar ao mercado em 2017.
Com os riscos já citados que as pílulas anticoncepcionais podem causar, a opção do Vasalgel como contraceptivo masculino pode ser um dos maiores avanços medicinais da história.
Fotos: Reprodução