A dona de uma das vozes mais poderosa da MPB completa 39 anos nessa segunda-feira (09). Separamos alguns dos melhores momentos de sua carreira
Com mais de 14 anos de carreira, dez cd’s lançados, mais de 20 músicas em trilhas sonoras de novelas, inúmeros prêmios e sucessos inconfundíveis, Ana Carolina chega aos 39 anos com uma imagem consolidada no mundo da música brasileira. Recentemente, ela lançou seu novo cd #AC. Um projeto inovador em que ela solta sua voz ao lado de arranjos eletrônicos e sem a sua tradicional bateria.
Carreira
O começo da carreira foi bem tímido, ainda na sua cidade natal, Juiz de Fora, Minas Gerais. Ana Carolina cantava em bares os grandes sucessos de seus ídolos, como Chico Buarque. Logo Ana já estava no Rio de Janeiro, tocando no bar Mistura Fina, músicas de autoria própria e sua voz que em pouco tempo se tornaria inconfundível.
Ana foi vista por Luciana Moraes, filha de Vinicius de Moraes, em uma de suas apresentações e ela pediu uma fita de Ana. A partir daí foram apenas 15 dias até Ana assinar contrato com BMG e começar a lançar seu primeiro cd Ana Carolina em 1999. Logo no ano 2000 Ana recebeu o prêmio Revelação do Multishow.
Com o lançamento de Ana Rita Joana Iracema e Carolina, Ana obteve destaque nas rádios do Brasil com o hit “Quem de Nós Dois”, se tornando a musica mais executada do Brasil com mais de 3000 execuções.
Em 2009, a cantora comemora seus dez anos de carreira com o lançamento de um novo show: N9ve. Nesse momento, Ana começa a repensar seus shows, apresentando ao seu público fiel novas produções. No palco, foi possível ver gruas, trilhos e até “chuva”. O show comemorativo contou com seus grandes sucessos e as inéditas do cd recém-lançado, N9ve.
Em 2013, a cantora lançou #AC o seu sexto cd de inéditas depois de quatro anos. O projeto é, sem dúvidas, inovador. Já na capa, ela deixa de lado o seu tradicional terninho preto para aparecer debaixo d’água com um vestido vermelho. O cd não tem bateria, somente arranjos de percussão eletrônica. #AC é uma mistura quente e explosiva, com assuntos atuais.
O #AC é um cd de conexões e por isso o símbolo da hastag (#) já vem no nome do disco. As musicas não seguem padrões, fórmulas pré-estabelecidas e mesmo assim a cantora não sai do caminho do sucesso. Várias canções do disco já estão em trilhas sonoras de novelas.
Além de novelas, Ana garantiu presenças nas telonas. Em 2011, a música “Leveza de Valsa” fez parte da trilha sonora do filme “Meu País”. Já em 2001, Ana contava com “Velas e Vento” na trilha sonora de “Amores Possíveis”.
Parcerias
A cantora tem no seu currículo parcerias com Chico Buarque, Gilberto Gil, Chiara Civello, Antonio Villeroy, Seu Jorge, Jorge Vercillo e muitos outros nomes ilustres da música brasileira. Além dos mundiais Tony Bennett e John Legend Alejandro Sanz. “Ana é simplesmente magnífica! Foi a primeira vez que eu a ouvi cantar ao vivo e ela me surpreendeu com uma linda performance, cheia de personalidade e amor. Foi uma experiência da qual guardarei ótimas lembranças”, declara Tony Bennett.
Em 2005, Ana lançou o cd “Ana e Jorge” resultado da parceria com Seu Jorge. E atualmente, uma de suas grandes parceiras é Chiara Civello. A italiana chegou ao Brasil através de Daniel Jobim e foi apresentada a Ana em um sarau na casa da brasileira. Entre as músicas compostas pelas duas está “Resta”, que fez parte da trilha sonora da novela “Passione” e “Problemas”, feita também em parceria com Edu Kriger, e venceu o prêmio de “Melhor Música” do Multishow de 2012.
Ana Multifuncional
Cantora, compositora, instrumentista, produtora, arranjadora, artista plástica… Ana Carolina é multifuncional e mostra talento por todas as áreas que passa. Em 2002, pouco antes do lançamento de “Estampado”, Ana descobriu seu talento para as artes plásticas. Segundo a própria cantora, ela chegou a pintar um quadro para cada canção do disco e começou a ficar sem espaço para guardar todos os quadros.
Surgia o projeto “Ensaio de Cores”. O show, com exposição de suas telas, rodou o Brasil e fez um grande sucesso. Com uma banda exclusivamente feminina, o show tinha um ar intimista e acústico. Ana apresentava além de seus sucessos e musicas inéditas, interpretações de músicas de outros cantores. Algumas das telas foram vendidas e Ana doou o dinheiro para a Associação do Diabetes Juvenis (ADJ).
Além de seu talento para as artes plásticas, Ana começou a se aventurar na direção de seus clipes. O vídeo de “Um Sueño Bajo el Agua” foi dirigido e gravado pela cantora. Outros clipes também foram produzidos por Ana, como “Leveza de Valsa”.
Revelações Polêmicas
Ana se revelou publicamente bissexual em 2005 para a revista “Veja” e acabou virando capa da edição, acompanhada da frase “Sou bi e daí?”. A cantora passou, mesmo que sem querer, a musa inspiradora para os seus fãs. Mas Ana não é de levantar a bandeira da homossexualidade e bissexualidade. Em uma entrevista a cantora desabafou: “Não gosto disso. Fica essa coisa de ‘nós gays contra os heteros’. Isso é preconceito ao contrário. (…) Não precisa levantar bandeira. É só agir de maneira honesta e respeitosa”.
Mais segura e preparada para enfrentar criticas, Ana vem tomando lugar de destaque na música nacional e internacional. Ela já cantou em diversos países e após o fim da turnê “Ensaio de Cores” fez turnê pelas cidades de Nova Iorque, Miami, Los Angeles, São Francisco e outras cidades americanas.
São 14 anos de carreiras e 39 anos de vida. Ana Carolina com certeza ainda tem novos sucessos, novos talentos e, principalmente, muita voz para apresentar aos seus fãs, para o Brasil e para o mundo. Qual o sucesso da cantora que é o seu preferido?
Fotos: Reprodução