Todo mundo sonha em ter uma estabilidade financeira no futuro, não é mesmo? E você, já começou a planejara sua aposentaria? Com as mudanças no regime da previdência social, muitas pessoas começaram a buscar mais conhecimento no mercado de investimentos. Por isso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você com dicas para planejar o seu futuro.
Veja aqui a nossa matéria sobre previdência privada.
1 – Comece a planejar o quanto antes
Em primeiro lugar, para iniciar a jornada da estabilidade financeira, é preciso colocar a aposentadoria em seu planejamento financeiro. Portanto, Comece cedo para alcançar os seus objetivos.
Ademais, nessa etapa, o tempo será o seu melhor amigo e quanto antes você começar a acumular dinheiro, maiores serão as chances de aumentar as reservas de aposentadoria e a ação dos juros compostos em seus investimentos.
Vale lembrar, que aproximadamente 47% dos brasileiros aposentados precisam voltar ao mercado de trabalho para aumentar a renda mensal, mostrando que o valor recebido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nem sempre é suficiente para cobrir os gastos e despesas.
Logo, se voltar a trabalhar depois da aposentadoria não é o que você planeja, uma boa organização financeira pode ajudar a evitar esse “problema”.
2 – Saiba quanto você precisa antes de se aposentar
Em segundo lugar, é ideal que você saiba quanto dinheiro será necessário para pagar todos os seus gastos e contas no período de aposentadoria. Para isso, recomendamos a utilização de simuladores para realizar projeções considerando o seu orçamento atual.
Outra dica importante é fazer aplicações mensais. A grande vantagem de investir dinheiro mensalmente é que o dinheiro trabalha para você em forma de juros, apoiando na construção de uma aposentadoria sólida.
3 – Pense na idade que você quer ter quando tirar sua aposentadoria
Em terceiro lugar, defina com que idade você quer se aposentar. Essa dica é super valiosa, já que quanto mais próxima estiver a data da aposentadoria, maiores serão os esforços e os valores que você terá que investir por mês para atingir o objetivo.
Portanto, seja realista em relação à idade para que seja possível começar a programar e planejar a aposentadoria o quanto antes.
4 – Não dependa do INSS
Em quarto lugar, não dependa do INSS. Isso porque, a aposentadoria do INSS pode não ser suficiente para suprir todos os seus gastos e despesas. Assim, é essencial ter planos alternativos para compor a renda da aposentadoria.
5 – Dê a devida importância para a aposentadoria
Por fim, trate a aposentadoria como algo importante! O sonho de ter uma estabilidade financeira para descansar e aproveitar a vida só vai se concretizar depois de uma longa jornada de trabalho e esforço.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo quais dicas você usa para planejar a sua aposentadoria. Lembre-se de visitar o Pátio Hype para ler mais matérias como essa e até a próxima!
Fotos: reprodução.