App de entregas lança botão para ajudar mulheres vítimas de violência

Hype da terra|Hype do Bem|Hypeando

Com as prorrogações das quarentenas e endurecimento das medidas de isolamento social em todo o País, outras duras realidades têm se mostrado no Brasil. Uma delas é o caso de mulheres vítimas de violência doméstica. Infelizmente, o número de denúncias sofreu alterações no último dias, reflexo do aumento de convivência forçada entre mulheres e seus agressores e a consequente diminuição nas condições de realizar denúncias. Afinal, com o agressor dentre de casa o tempo inteiro, muitas mulheres não têm coragem ou condições de ligar para a polícia e denunciar. Então, visando ajudar mulheres nesta situação, um app de entregas criou um botão em sua plataforma.

mulheres vítimas

Estamos falando do Rappi, um aplicativo de delivery de comida e compras que funciona em quase todo o Brasil. A partir desta semana, ele conta com um botão chamado SOS Justiceiras. Ele aparece juntamente com o menu de pedidos, se passando como uma das possibilidades de delivery apresentadas pelo aplicativo.

Como funciona o botão?

Então, após pressionado, o SOS Justiceiras funciona de maneira bem simples. A vítima preenche um rápido formulário no próprio aplicativo e, depois, uma das mais de duas mil voluntárias entra em contato com ela por Whatsapp, iniciando o processo de ajuda.

As mulheres vítima de violência doméstica contarão com uma ampla rede de apoio a partir do aplicativo. Dentro dessa rede, há profissionais das áreas jurídica, psicológica, saúde e assistência social. Todos eles se engajaram na iniciativa e se dispuseram a prestar orientações nos âmbitos jurídicos, psicológicos, médicos, assistência social e, ainda, oferecer acolhimento para apoiar mulheres. Ou seja, mais do que “apenas” denunciar, a mulher encontra na plataforma todo tipo de ajuda que ela precisar neste delicado momento.

mulheres vítimas

A ação foi criada pela agência de publicidade AlmapBBDO em parceria com a Rappi. Para Fernanda Tede, da agência, “A nossa mensagem, com a ação, é para que as mulheres saibam que elas têm com quem contar, pessoas que vão ajudá-las a enfrentar todos os obstáculos que existem até chegar a uma possível denúncia. E que os agressores entendam que podem ser punidos pelos seus crimes e, assim, parem com a violência doméstica”.

Então, palmas para essa importante iniciativa! A gente ainda listou outros aplicativos AQUI para ajudar mulheres vítimas de violência!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter