Aproveitando espaços: Dicas que podemos copiar dos japoneses

Comportamento|Dicas

Hoje em dia, espaços grandes são um luxo, principalmente nas grandes cidades. Por isso, é preciso saber aproveitar o pouco que se tem de maneira inteligente. E quem entende desse assunto como ninguém são os japoneses. A metragem dos apartamentos nas grandes metrópoles do Japão costuma ser bem enxuta. Assim, os arquitetos e designers de interiores têm sempre um desafio: criar soluções inteligentes para fazer o espaço render e deixar os moradores confortáveis em áreas mínimas.

Para mostrar à você que, com um pouquinho de planejamento e a ajuda de um profissional, você conseguirá criar um ambiente agradável para viver, o No Pátio listou projetos que podemos copiar dos japoneses e que são uma dose de inspiração. Veja que não é nada impossível tirar um pouco aquela sensação de sufoco que alguns espaços pequenos podem causar: 

◊ DERRUBANDO PAREDES

Todas as paredes deste apartamento de 50 m², em Tóquio, foram derrubadas e substituídas por caixas de madeira que dividem os três ambientes: sala, cozinha e quarto. O pé-direito do apê também foi ampliado. Um falso teto foi removido, dando um aspecto quase industrial aos espaços. A medida não foi tomada apenas para ganhar amplitude, mas também luminosidade. Para quem tem muitos dos ambientes escuros em casa, essa essa é uma excelente dica que podemos copiar dos japoneses.

copiar dos japoneses 2

Projeto do escritório: FrontOfficeTokyo.

◊ CURVAS QUE FAZEM O ESPAÇO CRESCER

A reforma deste apartamento em Kanagawa, no Japão, criou um local de convivência bem na área central do imóvel para uma mãe e suas duas filhas. Foram derrubadas todas as paredes e, com os ambientes integrados, tornou-se possível criar um amplo salão, que serve de passagem para os quartos e para a cozinha. Sendo basicamente o coração do lar, foram inseridas três paredes curvas que não vão até o teto — elas param 20 cm antes de tocar o forro. Assim, a sensação de amplitude é ainda maior.

copiar dos japoneses 4

Projeto do escritório: MAMM Design.

◊ PRIVILEGIE A CIRCULAÇÃO

Neste projeto a reforma integrou os 80 m² e acabou com o layout blocado. Um dos destaques foi para a sala do tatame que ganhou um piso diferente perto da porta abrindo o espaço de circulação. Esse corredor serve também como área verde, com muitas plantas.

copiar dos japoneses 3

Projeto do escritório: MoY Architects.

Em cada um desses projetos a utilização do espaço foi tão eficiente, que não tinha como nossa equipe ver sem querer compartilhar as ideias com vocês essas dicas que podemos copiar dos japoneses. Investir em decoração pode fazer toda a diferença! Cada centavo gasto é transformado em valiosos pontos de qualidade de vida.

 

 

 

 

 

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter