A Black Friday dessa sexta-feira, 24, animou os shoppings, centros comerciais e sem falar na Internet, não é mesmo? Muitas vezes a falta de conhecimento pode fazer com que você desconheça os seus direitos, caso aconteça algum problema após a compra.
Por esse motivo, o Pátio Hype separou cinco dicas para você ficar ligado nos seus direitos como consumidor e não deixar passar barato.
Quer saber como recorrer aos seus benefícios? Confere logo abaixo que o Pátio te explica.
1.Período de entrega
Apesar da enorme demanda nesse período, é dever do fornecedor cumprir com a data de entrega estabelecida no dia da compra. Caso contrário o cliente pode entrar em contato com o loja e cancelar a compra ou responsabilizá-lo por qualquer problema relacionado a entrega. Por isso sempre salve os prints ou recibos que comprovem a compra feita na loja, Ok?
2.Direito de trocas
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, Artigo 49, os consumidores que não comprarem em lojas físicas, mas realizarem as compras via Internet ou telefone, possuem um prazo de sete dias depois da assinatura de um serviço ou de receber o produto para se arrepender da compra. Assim a loja deve devolver o dinheiro do cliente totalmente e imediatamente. Caso a sua compra seja realizada na loja física, a avaliação do produto deve ser feita por você ainda no local, pois depois o que vale é a política de troca da loja. Complementando ainda que, de acordo com a Proteste, o defeito pode ser recorrido em até 30 dias, por exemplo, se for constatado algum tipo de vício, Ok?
3.Compra finalizada? Não aceite justificativas
Se por alguma razão o fornecedor entrou em contato para dizer que a sua compra não vai poder ser realizada, você deve buscar os seus direitos, como afirma a Proteste. Por exemplo, problemas no estoque, problemas técnicos no site, entre outros. Não devem ser aceitos, o que você pode fazer é: faça um acordo. Lembrando que, a última palavra deve ser sempre a do consumidor, seja a escolha de um novo produto, pela espera do produto ou outra decisão.
4.O que fazer ao não fechar um acordo
O primeiro passo é, vá até a loja e tente fechar um acordo. Pesquise os prazos legais para saber como reclamar e cobrar as ações da empresa. Ainda assim você não teve sucesso? Hora de procurar outras alternativas. Você pode recorrer a associações de defesa do consumidor, por exemplo, Procon ou a Proteste. Onde você poderá abrir uma reclamação por violação na oferta, além de ser acompanhado por esses órgãos e ter novas formas de negociações. Outra opção é o Reclame aqui, portal de reclamações na Internet. Se nenhuma das opções solucionou o problema, então você deve entrar com uma ação na justiça contra o fornecedor.
5.Black Friday não deve ignorar os seus direitos
Na dúvida, tenha sempre o Código de Defesa do Consumidor em mãos, assim você saberá quando deve agir e como. Independente de estar super barato ou com muitas vantagens ofertadas, a Black Friday não significa que os seus direitos vão ser esquecidos ou ignorados. Podendo ser solicitados sempre que necessários.
Compartilhe com a equipe Hype: quais foram os melhores investimentos que você já fez na Black Friday? Já teve algum problema, comente logo abaixo e diga se foi solucionado.
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