Sem dúvidas, esse é o item mais famoso do skincare. E, como o boom das rotinas de cuidado com a pele, ela se tornou ainda mais popular. No entanto, como tantos outros, muita gente ainda guarda algumas dúvidas sobre ela. Dessa forma, nós do Pátio Hype selecionamos todos os detalhes sobre as mais diversas opções de argila que temos no mercado de beleza. Então, se você é uma beuty lover, vem conferir tudo sobre o item!
Esbanjando na variedade de cores e funcionalidades, o mineral natural conquistou a atenção de quem procurava um tratamento específico para cada tipo de pele e que pudesse ser usado durante o ano inteiro, independente da estação.
Segundo Kika Chammas, farmacêutica, apesar de cada tipo oferecer benefícios e funções distintas, no geral, elas são ricas em oligoelementos, muito preciosos para pele. “Auxiliam na prevenção do envelhecimento, na cicatrização, na absorção da oleosidade e na eliminação das toxinas”, explica.
Desde o combate a oleosidade até a prevenção de manchas e rugas, todos os tipos de argila são ótimos para a pele. Mas, claro, Kika alerta que qualquer produto de skincare deve ser escolhido com a ajuda de um profissional qualificado e especializado na área da estética, a fim de potencializar o efeito, apresentar resultados satisfatórios e evitar efeitos adversos.
Confira os benefícios de cada tipo de argila para a pele:
Verde
Esse tipo é o mais conhecidos pelas apaixonadas pelo skincare. É rico em ferro, silício, potássio, alumínio, manganês, cálcio, titânio e sódio. “Com sua ação esfoliante e adstringente, a argila verde é usada para tratamentos de cravos e espinhas, realizando um peeling suave e regenerando a derma”, explica.
Rosa
Rica em silicato de alumínio, esse tipo é indicado para peles sensíveis e delicadas. Ela possui um efeito calmante para peles irritadas, auxilia na drenagem, queima de gordura localizada e celulite.
Vermelha
A argila vermelha é excelente para prevenir o envelhecimento e hidratar a pele. De acordo com a farmacêutica, sua ação também pode reduzir medidas e apresenta efeito tensor, que melhora a flacidez e as rugas de expressão.
Roxa
Rica em magnésio, a argila roxa fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural da pele. Usada para tratamentos de peles mais maduras, é excelente para reduzir linhas de expressão e ajuda na formação de colágeno.
Preta
Esse produto possui alto poder purificante e limpa profundamente os poros. Além disso, possui ação iluminadora, purificante e desintoxicante, usada para retirar os resíduos poluentes da derma, deixando-a mais lisa.
Amarela
Ativando a circulação sanguínea e combatendo o envelhecimento, a argila amarela pode ser usada em todos os tipos de pele. “Sua ação retarda o envelhecimento cutâneo, reduz inflamações e apresenta efeito hidratante”, clarifica.
Afinal de contas, como aplicar a argila?
Para utilizar a argila no rosto, uma boa pedida é comprá-la em pó. É simples e, segundo Kika, pode ser preparada com água filtrada, hidrolato e algumas gotas de óleos essenciais ou óleo vegetal puro. Os ingredientes devem ser misturados até formar uma pasta homogênea.
Porém, a única restrição é o soro fisiológico, que nunca deve ser utilizado para diluir o produto. “Seja qual for a opção escolhida para a mistura, todas são produtos naturais com grande afinidade com a nossa pele, o que garante resultados mais rápidos e menos chances de irritação e alergia”, esclarece a farmacêutica.
Ademais, de acordo com Kika, a máscara facial deve ser aplicada em torno de 10 a 15 minutos, no mínimo uma e no máximo duas vezes por semana.
E lembre-se: quando a argila começar a secar, deve ser feita a retirada. “Caso queira deixar alguns minutos a mais, mantenha a pele hidratada, borrifando água filtrada, hidrolato ou água termal, para evitar ressecamento exagerado”, aconselha.
E aí, você também é uma apaixonada pela argila? Então, conta pra gente!
Fotos: Reprodução.