Artista cria instalações feitas com galhos de árvores

EcoFriendly

Com galhos e muita criatividade, o artista estadunidense Patrick Dougherty, usa galhos para fazer arte em suas instalações ecológicas. Seu último trabalho, “Ballroom”, foi inspirado na Catedral de St. Paul, localizada na região do polo cultural australiano e está instalado em Federation Square, Melbourne, na Austrália.

Para a escultura, Dougherty usou mais de dez toneladas de galhos secos de salgueiro, uma árvore não muito apreciada pelos australianos devido as raízes que crescem em profundidade suficiente para atingir os canos subterrâneos e danificam a rede de esgoto. Mas nas mãos do artista os galhos da árvore viram obra de arte.

Ao longo dos anos, o amor pela natureza fez o artista desenvolver técnicas de carpintaria e técnicas primitivas de construção para compor melhor suas peças. Ao longo de 30 anos já foram mais de 230 esculturas produzidas e vistas em todo os Estados Unidos, e também em outro países como Escócia e Japão.

Entre as criações de Dougherty, ganhadoras de vários prêmios, estão telhados, cabanas, e trabalhos mais complexos, como moradias sustentáveis e esculturas.

 

Fotos: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter