Desde que o mundo é mundo e a humanidade existe, o homem gosta de inventar coisas. A princípio, por pura sobrevivência. Depois, para se diferenciar. E então, para tentar facilitar nossas vidas. Seja como for, não é porque uma nova tecnologia surgiu que, necessariamente, as coisas vão ficar melhores. Algumas, inclusive, já nasceram sendo uma má ideia. Foi aí então que a MIT Technology Review – revista do famoso Massachusetts Institute of Technology (MIT) – resolveu elencar as dez piores tecnologias inventadas pelo homem ao longo do século XXI. Você faz ideia do que possa estar na lista?
O desastroso Segway
Criado em 2001, o Segway tinha boas intenções. A ideia era revolucionar a locomoção, fazendo com que as pessoas trocassem carros e motos pelo aparato elétrico. E claro que isso não aconteceu. Ninguém deu bola para o invento, que só é usado por seguranças de shoppings – e crianças muito ricas com preguiça de andar de bicicleta dentro de seu bairro de luxo.
O flopado Google Glass
Quem diria que uma coisa que reunia todos os requisitos para ser sucesso iria flopar? Pensem bem: um acessório “usável”, que parece um óculos, criado pelo Google e que lhe traz várias informações já na frente do seu olho. Parece um sonhe de filme de ficção científica, não? Mas fracassou. Preço alto, aparência feia, processamento lento e, claro, o medo de sofrer furtos – afinal, fica literalmente na cara que você está usando um gadget eletrônico…
A famosa Urna Eletrônica
Mostrando que para os MIT as piores tecnologias inventadas pelo homem se relacionam mais à coisas estranhas do que inúteis, de fato, vem a nossa conhecida urna eletrônica. Para começo de história, a urna foi inventada no século XX, já que no Brasil – país que a inventou – se usa desde 1996. Segundo, de acordo com a publicação, o problema é que ela “não resolve problemas reais”. Então tá, o que vocês sugerem?
A furada do One Laptop Per Child
Mostrando que muitas invenções vem cheias de boas intenções que não dão certo, aqui temos mais um exemplo. Em 2005, o projeto One Laptop Per Child buscava incentivos para criar computadores de baixo custo para doa-los a crianças mais pobres. O projeto até recebeu apoio de gigantes da informática, mas com o avanço da tecnologia e a chegada dos smartphones, não havia mais a necessidade de dar um computador para cada criança.
O horror dos bebês geneticamente modificados
Gente, nem precisa explicar o por quê de bebês geneticamente modificados serem uma das piores tecnologias inventadas pelo homem, certo? Ok, vamos para a próxima…
A máfia do tráfico de dados
É certo que a internet é uma das melhores coisas inventadas pelo ser humano. Pena que, com ela, veio um de seus piores “efeitos colaterais”: a venda de dados de usuários. Sem consentimento e até mesmo sem que o usuário saiba, várias empresas vendem os dados que recebem de quem a utiliza. Casos recentes ligados a Zuckerberg e o Facebook mostram como nos expomos nas redes e como as empresas utilizam nossos dados da forma que bem entenderem…
As famigeradas criptomoedas
Parecia um sonho: uma moeda que não fosse ligada a nenhum tipo de instituição financeira ou governo, sendo gerida por um sistema descentralizado. Porém, seu maior benefício foi justamente sua derrocada. Por não ter nenhum tipo de gerência, as criptomoedas sofrem flutuações grandes. Um dia, um investidor pode dobrar seu patrimônio e, no dia seguinte, perder tudo! Isso aliado ao fato delas serem perfeitas para lavar dinheiro de instituições criminosas e mesmo como forma de extorsão em crimes virtuais fizeram ela entrar para a lista do MIT das piores tecnologias.
Os cigarros eletrônicos da moda
Já dizia o clichê que “de boas intenções o inferno está cheio”. Bem, ao menos a lista do MIT está. Isso porque os cigarros eletrônicos foram criados com a intenção de ajudar aqueles que queriam largar o vício. Para isso, ele simula o ato de fumar, só que sem tantos aditivos químicos. Porém, acabou tendo um efeito reverso, virou moda entre jovens e mesmo adolescentes e virou porta de entrada para o vício em cigarros reais.
Os terríveis cafés em cápsulas
Como algo que facilita a vida dos amantes de um bom café pode ter entrado para a lista? Simples: a praticidade de ter seu café expresso fresquinho e perfeito ao alcance de uma simples cápsula tem um custo ambiental altíssimo! Todos os anos, toneladas dessas cápsulas são jogadas no lixo. Apesar de serem feitas em plástico, seu material não é reciclável e a cada cafezinho tomado, o planeta fica cada vez mais poluído…
O queridinho pau de selfie!
A própria revista do MIT não fez maiores comentários sobre o porquê de colocar o pau de selfie na lista das piores invenções criadas pelo homem do séc. 20. Mas a gente bem sabe o motivo, vai… Seja como for, é aquela invenção ruim que a gente ama ter!
E aí, concordam com a lista?
Fotos: Reprodução