Que tal uma corridinha ou caminhada? Correr faz bem a saúde do corpo e da mente e, se for numa bela paisagem com muito verde e ar puro o “esforcinho” vale ainda mais. O problema é que muitas das nossas cidades não dispõem de infraestrutura adequada para praticar esse tipo de atividade. Falta planejamento urbano e o crescimento desordenado dificulta a criação de espaços de lazer e esporte.
Então, enquanto não podemos usufruir de um lugar adequado, vamos apreciando os que já existem. Foi o que fez o guia turístico Frommer´s, fazendo uma lista com as 10 Melhores Cidades do Mundo Para Caminhar (The World´s Most Walkable Cities). Quem sabe num momento oportuno você não acaba passando por um desses lugares.
Florença, Itália: é a cidade do bem viver. Em muitas ruas o tráfego de carros não é permitido, já que elas são bem estreitas, então, menos poluição. E só o fato de caminhar num cenário cultural e histórico como esse, já paga tudo;
Paris, França: uma caminhada na cidade pode render como bônus uma visita ao Museu do Louvre, o Place de la Concorde e o Arco do Triunfo. A cidade ainda conta com locais próprios para aluguel de bicicleta e sistema de compartilhamento de carro elétrico.
Dubrovnik, Croácia: é considerada uma das cidades mais ecológicas da Croácia. Tem uma população de menos de 50 mil pessoas e foi tombada como patrimônio mundial pela UNESCO, com edificações compostas por arquitetura medieval, renascentista e barroca.
Nova York, EUA: apesar do aglomerado de pessoas, a cidade tem ótimos lugares que propiciam o contato mais próximo com a natureza, como o Central Park, por exemplo. É a primeira cidade fora da Europa na lista.
Vancouver, Canadá: já é especialista e premiada no quesito, foi eleita por uma revista duas vezes a melhor cidade para caminhar no Canadá. Caminhar por Vancouver se torna mais fácil devido as calçadas largas. Cerca de 40% da população dispensa os veículos e vai ao trabalho caminhando.
Munique, Alemanha: na caminhada pela cidade dá para conhecer edifícios públicos, parques vastos e convidativos, e para os apreciadores de uma boa cerveja a terra da Oktoberfest pode render boas degustações ao longo da caminhada.
Edimburgo, Escócia: uma cidade que respira história por todos os lados é composta em boa parte, por edificações que lhe dão um ar medieval. É pequena e pode ser desbravada a pé.
Boston, EUA: a bela paisagem de Boston composta por colinas que cercam a cidade é espaço convidativo para um deslocamento a pé diário.
Melbourne, Austrália: é considerada uma das melhores cidades da Europa para viver. Tem toda a estrutura favorável para quem pretende viver sem a dependência de um carro.
Sydney, Austrália: a última mas não menos favorável para a nossa caminhada, tem um cenário composto por parques nacionais, além de baías, rios e enseadas.
Fotos: Reprodução