As redes sociais além do Facebook

Entretenimento|Internet|Tecnologia

No começo, era o Orkut a grande rede social que unia você e aquele seu amigo dos tempos de escola. Mas com o passar do tempo, ele foi ficando lotado, as comunidades, ficando sem graça, cheio de coisas e algumas limitações – quem não achava chato ser denunciado ao ver o perfil de alguém se você quisesse saber quem visitou seu perfil?. E logo as pessoas começaram a buscar outras redes sociais.

Então, surgiram redes como o Twitter, o microblog que limitava cada postagem a 120 caracteres, e logo todo mundo estava resumindo suas ideias e histórias a esta quantidade de texto. E então, chegou o Facebook, e todo mundo que vinha cansado do Orkut migrou para a rede de Mark Zuckerberg.

Mas, apesar de reinar absoluto ainda hoje, muita gente anda se questionando se vale a pena permanecer no Facebook. Tem quem reclame do excesso de informação inútil, tem quem reclame dos textões, das fotos de gosto duvidoso compartilhadas ou mesmo, da falta de privacidade. O fato é que em pleno 2015, existem muitas outras redes sociais além do Facebook, umas bem específicas e outras até bem divertidas. Não sabia? Que tal conhecer algumas?

redes sociais além do FacebookInstagram
Essa rede já não é mais uma novidade tão grande para os brasileiros. Até bem pouco tempo atrás, a rede era voltada apenas para usuários de iOS. Mas logo os desenvolvedores abriram mão disso e criaram o aplicativo para sistemas Android e Windows Phone, para a revolta de muitos donos de iPhone que gostavam do aplicativo exclusivo. Trata-se de uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos curtos, e com ele, veio a era dos filtos e hashtags, onde todo mundo sai sempre bonito na foto…

redes sociais além do Facebook2Ello
A rede foi criada como uma “alternativa” ao Facebook: livre de propagandas e com regras mais liberais. Enquanto na rede de Mark somos bombardeados por anúncios de todo tipo e é obrigatório o uso de nomes reais, no Ello não temos nada disso, o que tem feito da rede social um ponto de encontro da comunidade LGBT. Infelizmente muitos duvidam se a Rede vai permanecer sem anúncios mesmo e reclamam do design extremamente minimalista da rede sem conta na falta de regras para conteúdos pornográficos.

redes sociais além do Facebook3Snapchat
Outro que já vem dando o que falar e se tornando o queridinho dos brasileiros. Funciona de forma parecida com o Instagram – através do compartilhamento de fotos – com o diferencial que você determina o tempo que as imagens vão ficar “expostas” até serem completamente deletadas. Detalhe: se alguém salvar a imagem ou der um “print” na tela do smartphone, o usuário é automaticamente notificado, minimizando assim compartilhamentos não autorizados.

redes sociais além do Facebook4Vine
Esse é praticamente o “Instagram dos vídeos”. Através dessa plataforma, é possível compartilhar vídeos com duração máxima de seis segundos. O que você faz nesse tempo? Entra lá e confere milhares e milhares de usuários para lá de criativos que conseguem contar histórias inteiras nesse curto período de tempo…

redes sociais além do Facebook5Pinterest
E se você pudesse criar verdadeiros catálogos com imagens que lhe fossem inspiradoras? Assim funciona o Pinterest. Você “pina” as imagens que achar bacanas em quadros temáticos, e segue pessoas que costumam adicionar imagens do mesmo estilo que as suas e também pode ser seguida por eles. Tem muita gente usando para organizar quadros de inspirações para casamentos, decoração da casa, tatuagens, cortes de cabelo, etc…

E além dessas, existem várias outras como VK, StumbleUpon, Tumblr, Keek e várias outras, cada uma voltada para um público diferente. Então, que tal das um passeio nas redes sociais além do Facebook, conhecer gente nova e se divertir um pouco sem cansar sua timeline?

Fotos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter