Você sabia que existem mais de 30 milhões de brasileiros que fazem suas compras por meio da Web e que esse mercado emprega muitos profissionais de TI, marketing e logística? Se você atua em uma dessas áreas, tem uma empresa que oferece vendas pela Internet ou adora “navegar” nos sites de compras, o No Pátio diz tudo sobre o mercado no meio virtual!
Se você adora comprar em sites de venda coletiva e não perde uma boa promoção ou visita inúmeros sites de grifes que adora, mas não tem lojas na sua cidade, você faz parte do crescente grupo de consumidores que recorrem bem mais a Web do que aos shoppings ou comércio tradicional para fazer umas comprinhas básicas.
Esse ano, as empresas devem faturar 20 milhões a mais que no ano passado, isso indica que haverá sim uma maior demanda por profissionais que atuam nesses setores, tanto para assegurar que a compra seja efetuada de forma correta, quanto para garantir a segurança dos clientes. Nada melhor que fazer compras on line e ter a certeza de que o produto realmente vai chegar e de que seus dados são mantidos em sigilo!
Para trabalhar nesse mercado que só faz crescer nos últimos anos, é preciso ser um profissional diferenciado, com muitas habilidades técnicas e de comportamentais. Nem precisa falar que a boa comunicação está entre as principais características desses profissionais. Com tanto trabalho e responsabilidades, o salário não poderia ser pequeno! Os cargos de nível médio chegam a somar um salário de R$ 10 mil, dependendo de cada companhia.
Os que tem mais potencial em logística e em áreas comerciais são facilmente absorvidos pelas empresas, que valorizam os profissionais com potencial de desenvolvimento. Um bom exemplo é o BuscaPé – site de comparação de preços – que contrata 100 pessoas por ano. Os jovens engenheiros de sofware, de designers e gestores de projeto são super requisitados. Você se encaixa em alguma dessas áreas? Então, já sabe onde investir!
A procura por profissionais de marketing e administração também aumentou muito nos últimos anos, e sabe por quê? A concorrência entre os grandes varejistas e as companhias mais tradicionais que se interessam em acompanhar a modernidade – a cada dia mais acordam para o avanço das compras on line – crescer muito.
O que vai definir o futuro desses jovens profissionais que hoje são muito disputados – e tem um excelente salário – é a constante capacitação para acompanhar a evolução do meio on line e saber trabalhar bem com as vendas virtuais, visando a geração de lucro e a segurança no ato da compra do produto.
Além da mudança do modo com as pessoas compram – com as novas possibilidades de adquirir um item – existe também a mudança de mentalidade do comprador. O consumidor moderno procura se inteirar das novas formas de obtenção de produtos e já deposita nas empresas virtuais mais confiança do que depositava anos antes.
O comércio eletrônico varejista no Brasil foi de 0,8 bilhões – em 2002 – para 13,60 bilhões em 2010. É hora de começar a ver as vendas on line como uma boa opção para adquirir aquele produto tão esperado e também como uma excelente porta do mercado de trabalho que se abre!
Foto: Reprodução