ATTO – Um projeto de monitoramento da Amazônia

EcoFriendly|Novidades

Um observatório para monitoramento da Amazônia deve começar a ser instalado em dezembro deste ano. Uma torre de 320 metros de altura, batizada de Observatório Amazônico com Torre Alta (ATTO, na sigla em inglês), será utilizada como fonte de pesquisas científicas da área. O projeto é uma parceria entre Brasil e Alemanha, e terá um investimento inicial de R$22 milhões.

ATTO - Um projeto de monitoramento da Amazônia

A torre que será montada na Amazônia ajudará em estudos sobre a composição química da atmosfera sobre a floresta, além de estudar elementos como nitrogênio, fosfóro e CO2. A torre também vai poder facilitar o estudo sobre a formação de nuvens e o regime de chuvas na região. Outra finalidade desse observatório, é ajudar nos estudos sobre a rica ecologia, vegetação, nutrientes e composição do solo da floresta.

A Amazônia já possui uma torre de 82 metros que está gerando dados científicos desde janeiro de 2012. A nova torre será uma das maiores do mundo entre as construídas para fins científicos. Para se ter uma noção, a torre será um pouco maior do que a Torre Eiffel, em Paris.

ATTO - Um projeto de monitoramento da Amazônia1

É um projeto a longo prazo, que deverá durar pelo menos 30 anos. Mas, segundo especialistas e participantes do projeto, a ATTO será bem mais completa que as outras torres de monitoramento pelo mundo.

 

Fotos: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter