A autossabotagem precisa de muita autorreflexão. Hábitos como duvidar da sua capacidade por ter alcançado aquela vitória tão desejada no trabalho, ou até mesmo algum mérito conquistado na vida pessoal. Essa é a autossabotagem. Presente na vida de muitos, conscientemente ou não.
Especialistas afirmam que esse fenômeno está ligado diretamente aos seus medos. A partir do momento que o seu consciente, o lembrete de ter que escovar os dentes ou tomar banho, entra em batalha com o seu subconsciente, quando ao estar bêbado você manda uma mensagem para o seu ex ou se enche de guloseimas por estar estressado. Esse desentendimento resulta na autossabotagem.
Beber como se não houvesse amanhã, tendo uma reunião super importante no trabalho na manhã seguinte, é uma forma de não enfrentar os seus medos ou dores. Então, para que o seu consciente faça as pazes com o seu subconsciente, o Pátio Hype separou alguns conselhos. Confere aí, está logo abaixo.
1.Não seja tão duro com você
Um dos principais obstáculos é a vergonha sobre autossabotagem. Você tem medo de tomar novas atitudes, inovar em suas ações, ou na falta delas. Por isso, é preciso que você entenda que deve se tratar como se estivesse lidando com uma criança, com compaixão e amor. Assim você conseguirá listar os seus próximos passos. Por exemplo, você enxerga o caminho que quer seguir? Assim como o motivo por essa decisão? Então você está indo na direção certa. Conte com o apoio de um amigo muito próximo, dos seus pais ou de seu companheiro, se você estiver em um relacionamento sério. Desse modo você vai dando um passo de cada vez para o sucesso.
2.Enfrente os pensamentos ruins
Deite-se e pense, imagine quais são os seus maiores desejos, sonhos e objetivos. Imaginou? Visualize cada etapa dessas metas. Durante esse processo, pegue uma caneta e um caderno, escreva todos e qualquer sentimento negativo que passe pela sua cabeça. Os medos e os pensamentos aleatórios que aparecerem também. Se ao longo desse processo você se imaginou sendo piada das pessoas mais próximas de você, por simplesmente estar fazendo algo que você deseja, o segredo da sua autossabotagem está em seus medos e pensamentos. Enfrentar o que te impede de dar um passo a diante, é a primeira iniciativa. Por isso tenha em mente, é melhor se arrepender de algo que você fez, do que se arrepender de nunca ter tentado. Você nunca saberá o sentimento, a sensação e o resultado se não experimentar. A vida é muito curta para se privar de algo que você realmente quer.
3.Identifique as origens
Para começar, você sabe o que a síndrome de impostor? Esse fenômeno se caracteriza pelo fato de você achar que não é merecido de seu sucesso, seja profissionalmente ou pessoalmente, no trabalho ou nos estudos. Você trata o seu sucesso como simples sorte e não porque você é inteligente e capacitado por aquela conquista. E não é tão fácil identificar esses episódios sobre você mesmo ou escutar alguém mostrar isso para você. Por isso, às vezes, é menos complicado viver no caos, afirmar que gosta de viver no caos, porque no fundo essa é uma maneira mais fácil de se autossabotar. Buscar um terapeuta, um profissional ou coach de negócios pode lhe ajudar. Ter uma visão de fora é como ter uma perspectiva de fora e assim você poderá entender que está se sabotando e identificará essas origens.
4.Confronte seus medos
Observe, você adia todas as suas atividade sempre que tem oportunidade? Causas desavenças no seu relacionamento, seja amoroso, profissional ou de amizade? Assim como, dedica a maior parte do teu tempo em beber? Não só observe, mas analise. É assim que você pretende se manter o resto da sua vida? Arriscar toda a sua capacidade em viver, é a chance que você tem para ser feliz. Com as respostas das reflexões acima, você irá perceber que não pode deixar de ser feliz por medo de nunca conseguir. É mais confortável aceitar os seus medos e fracassos, do que encará-los. Por isso, não desista! Não deixe passar as oportunidades que você tem para ser feliz.
5.Coragem
A autossabotagem é o medo do seu melhor não ser o suficiente. Porém, tenha sempre em mente, você é bom o suficiente. Ao decidir enfrentar a autossabotagem, você pode se sentir ansioso, mas não se assuste. É apenas uma barreira construída a muito tempo sendo quebrada. Não desista!
Quer compartilhar um pouquinho com a equipe Hype a sua experiência com esse assunto? Ou se você conhece alguém, deixe seu comentário logo abaixo, a turminha aqui adora saber mais sobre você.
Fotos: Reprodução