Bactéria impede transmissão da Dengue

Comportamento|Saúde

Uma pesquisa publicada na revista científica “Nature” afirma ter conseguido resultados positivos em um teste que promete impedir a transmissão do vírus da dengue. Anualmente, a doença chega a matar 12 mil pessoas e atinge mais de 50 milhões em todo o mundo.

De acordo com a pesquisa, existe uma bactéria chamada “Wolbachia”, que ataca apenas insetos, e foi ela que conseguiu bloquear a capacidade do mosquito “Aedes Aegypti” de transmitir a dengue!

Para chegar a esse resultado, cerca de 300 mil mosquitos adultos da dengue, junto com essa bactéria, foram soltos por dez semanas em duas áreas relativamente remotas do país. Após um mês, os cientistas constataram que a “Wolbachia” havia infectado quase todos os “Aedes Aegypti”, fazendo com que eles ficassem incapazes de transmitir a doença!

O principal autor de um dos artigos publicados chamado Scott O’Neill, da Universidade de Monash, na Austrália, afirmou “A Wolbachia bloqueia completamente a habilidade do vírus da dengue de se desenvolver dentro do mosquito”. E explicou que todos os descendentes do Aedes Aegypti atingidos pela bactéria também são infectados.

Segundo os pesquisadores, novas gerações de mosquitos com a bactéria serão analisadas na Austrália, e futuros testes serão feitos em outros países, inclusive no Brasil! A dengue é um dos problemas mais sérios relativos a saúde mundial. Vamos torcer que a “Wolbachia” seja uma forte arma contra essa doença!

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter