Bebê em casa? Saiba os cuidados que você deve ter

Comportamento|Crianças|Dicas


O dia da chegada do bebê em casa geralmente é um momento muito esperado pelos pais – que logo são acometidos por várias de emoções.  É a ansiedade, a alegria, o medo de não saber cuidar de um ser tão pequeno… Com a chegada do pequenino uma nova vida se inicia e todo dia novas experiências serão vividas.

Para manter um recém-nascido seguro não é preciso muito trabalho. Afinal, nesse período o bebê ainda é muito pequeno para se meter em encrencas. Mas, é bom desde já começar a aprender a deixá-lo em segurança. Isso porque mesmo sendo recém-nascidos e passarem a maior parte do tempo tirando sonecas, os bebês precisam de atenção especial nessa área. 

NA HORA DE DORMIR

Para reduzir o risco da síndrome da morte súbita, o bebê deve dormir de barriga para cima em um colchão firme. Cobertores, mantas, travesseiros, protetores de berço e pelúcias devem ser retirados do berço enquanto a criança estiver nele. Um macacão quente ou um pijaminha é mais seguro do que uma manta para mantê-lo quentinho. O colchão deve ser justo dentro do berço para que não haja espaço para o bebê ficar preso nas laterais. Verifique também se não há nenhuma parte quebrada ou pontiaguda.

NA HORA DE TROCAR A FRALDA

Mesmo os recém-nascidos podem rolar do trocador se forem deixados sozinhos, portanto, nunca saia de perto enquanto o bebê estiver nele. Esqueça o telefone tocando, campainhas etc. Antes de coloca- lo no trocador, verifique se tem à mão tudo o que vai precisar. Mesmo que a troca seja feita em cima da cama do casal, o risco é grande, pois algumas crianças conseguem se virar e rolar em questão de segundos. Caso esteja insegura, faça a troca no chão, com um acolchoado, até pegar a prática.

Bebê 2

NA HORA DO BANHO

A hora do banho normalmente é a hora que ocorre mais insegurança. E se deixar o bebê escorregar? E se entrar água no ouvido? Para as mães que têm medo do bebê escorregar, pode-se embrulha-lo em uma fralda de pano para dar mais segurança. Utilize sabonetes e shampoos sem fragrância, de preferência os neutros glicerinados, que não causam alergias na pele. Perfumes, loções e colônias não são indicados para bebês recém-nascidos.

CHUPETAS

Cuidado com chupetas e prendedores “customizados”, pois as peças que foram coladas neles podem se soltar e serem engolidas pela criança. Também não se pode garantir que tintas e colas utilizadas nessas customizações não são tóxicas, portanto, na dúvida, não utilize. As chupetas devem sempre ter o selo do Inmetro!

Bebê 3

Fora esses cuidados que o No Pátio citou, outros perigos podem estar presente em sua casa. Portanto, deixe objetos pesados ou quebráveis longe do alcance da criança. Coloque o berço e o trocador longe de janelas e cortinas. Um tropeção ou queda pode ser um grande acidente quando se está com um bebê no colo. Evite-as instalando luzes noturnas, antiderrapantes nos tapetes e corrimões nas escadas.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter