No Brasil, os índices de obesidade crescem a cada dia. E, ao contrário do que muitos pensam, o problema do excesso de peso não é, necessariamente, um corpo gordo em si e sim, os problemas de saúde que às vezes esse excesso de peso causa. Como também vivemos em um dos países que mais fazem cirurgias plásticas do mundo, não ter um corpo considerado “padrão” causa ainda mais ansiedade em muita gente, o que pode desencadear diversos problemas, como a compulsão alimentar. Pois bem, para “ajudar” a lidar com tudo isso e combater a obesidade é que um grupo de cientistas neozelandeses e britânicos apresentaram um instrumento para lá de bizarro: uma espécie de cadeado magnético para a boca.
O instrumento, que mais parece ter saído de um livro de torturas medievais, é composto de um forte imã. O dispositivo é instalado nos dentes molares da pessoa. Assim, o paciente não consegue abrir a boca muito mais do que 2 milímetros. Isso é o suficiente para que ela consiga ingerir líquidos, se comunicar de forma básica e nada mais.
Segundo os pesquisadores, a ideia é que o dispositivo seja utilizado por aqueles que precisem de uma perda de peso muito rápida. E para isso, a base seria uma dieta estritamente líquida. Para eles, o uso do dispositivo é ser uma alternativa menos arriscada do que a famosa cirurgia bariátrica, que em alguns casos deixa sequelas para o resto da vida.
Novidade não foi bem recebida
A ideia de combater a obesidade literalmente fechando a boca dos pacientes não agradou muita gente. Nem as mulheres que participaram do estudo ficaram totalmente satisfeitas com o dispositivo. De acordo com os resultados publicados em uma revista científica, elas perderam, em média, 6 quilos em 15 dias. Porém recuperaram quase um após a remoção dos imãs. Para além disso, elas ainda reclamaram da dificuldade de falar algumas palavras e da sensação de constrangimento causado pelo dispositivo. Para algumas, a vida se tornou, inclusive, menos satisfatória.
Já entre a comunidade médica em geral o consenso também foi negativo. Para eles, o dispositivo pode ser considerado uma forma de tortura. Isso porque, segundo eles, simplesmente fechar a boca não é o melhor caminho para combater a obesidade. Especialistas ressaltam ainda o grande risco de asfixia caso o paciente vomite ou tente comer algum alimento sólido.
Mas gente, depois desse negócio de cadeado na boca para combater a obesidade, qualquer dieta maluca vai parecer menos absurda agora…
Fotos: Reprodução