O que você acharia de, aprender algo que você gostaria muito e como pagamento ensinar a alguém algo que essa pessoa gostaria muito de saber e que você é craque, gastando apenas seu tempo e nenhum dinheiro? Assim funciona o Bliive, uma rede colaborativa de troca de tempo.
Bliive é uma plataforma digital brasileira criada para gerar interação entre usuários na forma de troca de serviços, aulas e dicas. Essa troca, em vez de ter o ‘valor’ do dinheiro, tem o ‘valor’ do tempo. Um usuário oferece, por exemplo, uma hora de aula de italiano e em troca ganha um “TimeMoney”, que é a moeda de troca da plataforma. Com esse “TimeMoney”, ele poderá adquirir, por exemplo, uma hora de aula de guitarra, e assim se estabelece a troca.
Todas as atividades possuem o mesmo valor de tempo, ou seja, a troca nunca será “injusta”. “Por mais que precisemos de dinheiro, não podemos viver achando que ele é a única solução ou meio para fazer as coisas”, diz Lorrana Scarpioni, idealizadora do Bliive.
A ideia surgiu em 2012 e a inspiração veio de alguns documentários que a jovem assistiu sobre economia alternativa e colaboração online. Lorrana tinha dois conceitos em sua cabeça, troca de tempo e ajuda mútua.
Como ela não entendia nada sobre plataformas digitais, o Bliive demorou alguns meses para que ficasse pronto e fosse ao ar. Sem contar que a empreendedora teve que bancar todo o projeto do seu bolso.
A plataforma funciona assim: após se cadastrar, o usuário oferece uma experiência. Quando alguém topa fazer a “aula”, o usuário é pago com TimeMoney, como é chamada a moeda de troca da rede. Com esse crédito, é possível fazer outras trocas, ou aulas.
Os serviços mais populares no Bliive atualmente têm sido aulas de música, culinária e tecnologia. Mas, como se trata de internet, você também pode encontrar gente que oferece opções bem inusitadas como ensinar a coreografia Single Ladies da Beyoncé, arrumar o quarto de outros e até quem oferece a opinião de quem está de fora de determinada situação.
A plataforma já possui 48 mil usuários cadastrados, cerca de 1.500 experiências compartilhadas e os países onde tem feito mais sucesso são Brasil, Portugal, Estados Unidos e Reino Unido. O Bliive também já recebeu vários prêmios, entre eles estão Hub Fellowship, Creative Business Cup Brasil, Jovens Inspiradores da Revista Veja, Intel Challenge Brasil, MIT Technology Review Innovators under 35 e Sirius Programme.
A criadora do Bliive acredita que o site possa ser uma ferramenta importante para repensarmos a maneira como vivemos. Não é preciso ter dinheiro no banco para vivenciar algo novo e extraordinário ou mesmo ajudar outras pessoas. E é exatamente isso que a plataforma quer mostrar. Disso surgiu o slogan do Bliive: “Colaboração é a nova revolução”.
Curtiu? Basta clicar aqui para entrar no site oficial, se inscrever e começar a viver essa experiência.
Fotos: Reprodução