
Sucessos do terror como Invocação do Mal levou muita gente a achar que o medo de bonecos assustadores começou com o sucesso de Annabelle nos cinemas. Pois bem, se você também pensava isso, saiba que está enganado. Muito antes disso, brinquedos aparentemente inocentes já causavam calafrios em crianças e adultos, alimentando teorias da conspiração que atravessaram gerações.
E provando que as teorias persistem até hoje, recentemente, o próprio Labubu virou alvo de rumores de que estaria ligado ao demônio de O Exorcista. Mas como essa não é a primeira – e certamente, nem a última – vez que um brinquedo vira protagonista de histórias bizarras. Então, que tal conferir alguns outros casos mais famosos?
Labubu e a polêmica demoníaca

Vamos começar com a teoria mais recente dos bonecos assustadores. O fofinho — mas de fato meio estranho — Labubu viralizou após teorias ligarem sua aparência ao demônio Pazuzu, que ficou famoso por ser o responsável pela possessão em O Exorcista.
A história começou em postagens nas redes sociais e rapidamente se espalhou, dividindo opiniões: enquanto alguns se divertiram com a comparação, outros garantem que não deixam o boneco entrar em casa. O caos chegou a terminar com pessoas ateando fogo aos seus brinquedos.
Annabelle: a boneca real do terror

Não tem como falar em bonecos assustadores sem mencionar ela, certo? Antes de chegar às telonas na franquia Invocação do Mal, Annabelle já era famosa. A boneca real está exposta no museu oculto do casal Warren, especialistas em casos paranormais.
A lenda conta que ela se movia sozinha e até atacava pessoas, o que a tornou símbolo máximo dos bonecos amaldiçoados. Mas o mais curioso é que a boneca real não se parece em nada com a do filme. Ela é extremamente fofa e parece super inofensiva. Contudo, só parece…
Fofão e a lenda da adaga escondida

Nos anos 80 e 90, não havia criança que não tivesse ouvido falar do boneco do Fofão, famoso personagem infantil da época. O boato dizia que dentro dele havia uma adaga para rituais satânicos. A história nunca foi comprovada, mas foi o suficiente para deixar muitos pequenos traumatizados – e até pais com medo de comprar o brinquedo.
A boneca da Xuxa e os pesadelos infantis

Outro clássico das lendas urbanas brasileiras é a boneca da Xuxa. Crianças juravam que ela falava sozinha de madrugada, e até havia histórias de que transmitia mensagens demoníacas. Houve também relatos de que as unhas dela cresciam durante a noite, e que a boneca atacava as crianças durante o sono. Inclusive, algumas chegaram a aparecer arranhadas enquanto os pais juravam que a culpa teria sido do brinquedo.
Embora nunca tenha passado de mito, a fama de assustadora fez com que o brinquedo entrasse para o imaginário popular.
Robert, o boneco amaldiçoado da Flórida

Nos Estados Unidos, o boneco Robert é atração turística em Key West. Segundo a lenda, ele amaldiçoa quem tira fotos sem pedir “permissão”. Visitantes que ignoram o aviso dizem sofrer acidentes ou má sorte, o que só aumentou sua fama de brinquedo do terror.
Barbie e as teorias bizarras

Nem a boneca mais famosa do mundo escapou das teorias de conspiração. Durante anos, circularam boatos de que algumas versões da Barbie trariam mensagens subliminares e até más influências às crianças. Claro, nunca houve comprovação, mas o rumor ajudou a consolidar a boneca na lista dos brinquedos que geram polêmicas.
Dos anos 80 até hoje, não faltam histórias de brinquedos que saíram do papel de fofinhos para virar protagonistas de lendas assustadoras. Você já teve algum deles?
Fotos: Reprodução