De acordo com estudo inédito publicado por Simon Anholt, consultor britânico, o Brasil está entre os países que mais contribuem para a sustentabilidade, ele é o 5º país que mais contribui com políticas, ações e negócios para a sustentabilidade do mundo. Uma avaliação realizada entre 125 nações foi realizada pelo Good Country Index (Índice do Bom País) para medir de que forma cada uma contribui para o bem da humanidade e do planeta. O Brasil aparece em 49º lugar no ranking geral, e a nação que mais faz bem ao mundo é a Irlanda.
O consultor britânico pesquisou dados de várias organizações internacionais, itens como número de prêmios Nobel e políticas de saúde. O Good Country Index avalia cada país em sete categorias: Ciência e Tecnologia; Cultura; Paz e Segurança Internacional; Ordem Mundial; Planeta e Clima; Prosperidade e Igualdade e Saúde. O objetivo do estudo de Anholt é responder à uma mesma questão em cada uma das categorias: “As políticas e negócios de cada país estão sendo realizadas em favor dos cidadãos ou estão inseridas em um contexto maior em favor da humanidade e planeta?”
Segundo Simon, o Brasil é o 49º país que mais faz bem ao mundo. A categoria em que aparece melhor avaliado é “Planeta e Clima” – está em 5º lugar. Na “Ordem Mundial” ele ocupa a 37ª posição – destaque para a sua contribuição, ajuda e hospitalidade a refugiados. Na categoria “Cultura” (49º) se destaca pela “exportação de produtos culturais criativos” e em “Ciência e Tecnologia” (75º) recebe atenção pela alta presença de estudantes brasileiros no exterior. O país fica quase na última posição do ranking (123º) em “Prosperidade e Igualdade”.
Foto: Reprodução