Brasil é o 6º país que mais emite gases de efeito estufa

EcoFriendly|Novidades


A Organização das Nações Unidas, (ONU), apresentou nesta semana, um ranking com os países mais emissores de gases de efeito estufa mundial. A lista foi apresentada durante a Conferência Climática da ONU, COP 17, em Durban, na África do Sul. Estão no topo da lista China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão, o Brasil ocupa a 6ª posição. A empresa britânica Maplecroft, responsável pelas análises, constatou que dois terços das emissões globais são oriundas dos dez primeiros países que estão na lista.

Depois do Brasil vêm Alemanha, Canadá, México e Irã. Entre os 10 primeiros do ranking, está uma quantidade considerável de países emergentes, fator que colabora para a multiplicação dos níveis de poluição, já que esses países estão em desenvolvimento constante. A grande questão é, como conciliar desenvolvimento e práticas sustentáveis. Um desafio refletido na COP 17, e que vai tomar um bom tempo de discussão na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012, a Rio +20.

Para se ter uma ideia em números do que representa a emissão desses gases para a atmosfera, as medições foram feitas em megatoneladas de CO2-equivalente, que consiste na junção do gás carbônico com outros gases que armazenam calor, como por exemplo, metano, emitido principalmente por causa do lixo, e o óxido nitroso. A China foi responsável por 9.441 megatoneladas de CO2e, enquanto o Brasil emitiu 1.441 megatoneladas. O maior “vilão” ainda tem sido o uso de combustíveis fósseis. Mesmo sendo considerável o espaço que as energias renováveis tem ganhado, elas ainda não são suficientes para substituir o petróleo e o carvão, que são as principais fontes em muitos países.

 

Foto: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter