Estudantes brasileiros do ensino médio poderão participar de reuniões das Nações Unidas para discutir os impactos provocados pelas mudanças climáticas.
Jovens brasileiros matriculados entre o segundo e terceiro ano do ensino médio da rede pública estadual poderão participar de discussões promovidos pelas Nações Unidas para tratar as mudanças climáticas e suas consequências. Essa iniciativa faz parte do Programa de Conscientização Ambiental para o Futuro, presente no Projeto de Resolução do Senado (PRS 104/2013), aprovado nesta terça-feira (29), pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
Os debates acontecerão na Conferência das Partes(COP), órgão supremo decisório no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB. As reuniões são de grande porte e contam com a participação de delegações oficiais dos 188 membros da Convenção sobre Diversidade Biológica.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora do projeto (PRS 104/2013), acredita na importância da participação de jovens brasileiros nesses eventos, que possibilitam discussões entre representantes de diversos países, todos interessados em parcerias e acordos que possam diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas.
Os encontros são anuais e realizados em países que validaram a convenção. Em novembro de 2014, Lima, no Peru sediará a COP 20.
De acordo com o Senado, a cada ano serão selecionados três estudantes através de um concurso nacional de redação, coordenado pela secretaria de Relações Públicas do Senado. O três primeiros colocados terão passaportes e vistos emitidos com todas as despesas pagas pelo Senado, além de passagens, hospedagem, alimentação e credenciamento.
A Comissão de Educação irá deliberar conclusivamente o projeto, que recebeu do relator, Senador Cristovão Buarque (PDT-DF), voto favorável.