Bullying Infantil – O que fazer quando seu filho é o agressor?

Comportamento|Crianças|Educação

Quando fala-se de bullying, na maioria das vezes, o foco está na vítima. Porém assim como é importante cuidar e tratar da vítima, é fundamental tratar e cuidar também da criança que pratica o bullying.

Antes de tudo é preciso entender de onde vem a palavra bullying, o que significa. Bully vem do inglês é a sua tradução quer dizer, brigão, valentão, quando vem como substantivo e quando está como verbo, significa, intimidar, amedrontar.

Por esse motivo, o Pátio Hype traz alguns pontos importantes para você entender como lidar com o seu filho sendo o agressor no bullying. Orientações e os procedimentos essenciais para o acompanhamento dessas crianças. Então, confere aí!

1.Características de uma criança agressora

As crianças que praticam o bullying tendem a ser mais comunicativos, sabem lidar com a comunicação, tendo facilidade em convencer os colegas. Assim como também se sentem superiores as outras crianças, costumam estar sempre acompanhados em grupos e acreditam que não irão ser punidos pelos seus erros, além de não temer os pais e os professores também.

2.Ambiente familiar

A frase: “Toda ação gera uma consequência ou reação.” Não nasceu por engano, assim como, “Violência gera violência.” Se a criança vive em um ambiente familiar de brigas, violência, ausência de carinho, falta de atenção e conflitos diários, essas ações serão consideradas normais para ela, sendo possível que ela reproduza onde quer que esteja. Suas primeiras atitudes são manipular as relações por meio do poder ou autoritarismo, menosprezar a vítima, perseguir e sempre estar metido em encrencas.

3.Empoderamento dos pais

Sabe aquele conselho dos mais velhos e saber pôr limites? É exatamente esse o foco quando se trata de empoderamento dos pais sob a criança. Isso porque se o filho controla os pais, porque ele não irá estabelecer controle no ambiente escolar também? É preciso saber colocar o seu filho no local dele, não deixar que ele lhe manipule, lembrando-o sempre palavra respeito. Não somente sendo dita, mas mostrando-o o que é o respeito na prática.

4.TDAH e TDO

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ( TDAH) é quando a criança possui uma alteração no comportamento que causa inquietude, desatenção e impulsividade. O que pode estar relacionada com a causa da realização do bullying, pela criança agressora. Assim como o Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) caracterizado pela falta de obediência dos filhos, quando os pais não conseguem de modo algum colocar limites nos atos do pequeno.

5.A solução

O primeiro passo quando é chamado atenção, pelo comportamento do seu filho na coordenação da escola, é passar a observar e refletir sobre o ambiente dentro de casa, para em seguida poder controlar a situação na escola, com professores capacitados para esses casos, e auxiliar no erro do seu filho. Não se deve baixar a cabeça e concluir que não tem solução, você só encontrará as respostas se estiver em parceria com a escola, sem culpar um ao outro, mas realizando um trabalho de equipe. Assim você encontrará os motivos e apoiará a criança, pois ela precisa da sua ajuda.

6.Tratamentos

Se você identificar esse comportamento no seu filho, busque um especialista que irá avaliar o comportamento completo da criança, caso identifique, irá realizar todo o procedimento adequado. O recomendado normalmente é uma orientação cognitivo-comportamental, feito por psicólogos. E para evitar que o seu filho seja um agressor a principal vacina é: seja o exemplo, eduque-o e ensine-o a respeitar o próximo.

Essas crianças irão crescer, amadurecer e ter novas experiências, pode acontecer que elas mudem ou não, por isso é necessário se manter atento a esse tipo de comportamento e realizar os procedimentos de mudanças o quanto antes. Lembre-se você tem o poder de mudar, basta querer e entender o seu filho. Compartilhe com a equipe Hype se você já passou por alguma experiência como essa, é só deixar seu comentário abaixo.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter