Um tanto quanto… diferente! O Ecopod é um caixão feito a partir de jornais reciclados e papel de polpa de amora. A empresa que desenvolveu o Ecopod diz que ele, “é um projeto bonito do caixão que reúne habilidades artesanais com estilo, elegância e respeito ao meio ambiente”. De cores diversas à escolha do freguês, ele ainda pode vir com motivos serigrafados.
Pesando 18 quilos, a fabricante situada em, Brighton, East Sussex, Reino Unido, garante que ele forte, resistente, biodegradável e suporta uma pessoa de até 114,3 kg. As alças feitas de metal e bambu, foram projetadas para ser removidas antes do enterro ou cremação, para serem eliminadas separadamente ou devolvidas a empresa. A empresa dedicou 12 anos de pesquisa de mercado e desenvolvimento para criar o Ecopod.
Eles ainda têm outro produto na mesma linha sustentável e biodegradável, a urna ARKA Acorn Urn, para armazenamento das cinzas caso haja cremação. Elas também são desenvolvidas em várias cores e com papel reciclado. Os criadores dizem que a finalização com papéis coloridos e com desenhos, é para ajudar a “tirar da tradição dos funerais o clima sombrio e transformá-lo em uma celebração mais inspiradora da vida que passou”.
O conceito do Ecopod, é de uma semente sendo plantada na terra. Eles são fabricados em quatros cores: azul com pombas, verde e uma cruz celta, vermelho com um sol asteca, folha de ouro (aplicado à mão) e liso. Os Ecopads podem ser adquiridos por aproximadamente R$ 2.000, pela internet. E você? Faria a opção por um sepultamento sustentável?
Fotos: Reprodução