Já passou pela sua cabeça que a roupa que você usa pode fazer mal a sua saúde? Este é o alerta do Greenpeace com a campanha “Detox”, sobre substâncias químicas perigosas que estão presentes em roupas de algumas marcas.
“A campanha Detox do Greenpeace quer parar a contaminação e a poluição de cursos d’água com produtos químicos perigosos, incluindo aqueles que permanecem no ambiente e que alteram o funcionamento dos hormônios no corpo humano”, fala o texto de motivação da campanha.
A campanha não é nova, existe desde 2011, mas foi a partir de abril de 2012 que ela voltou com mais força. O Greenpeace comprou roupas das 20 maiores marcas do mundo e fez testes com elas. O resultado: assustador! Os testes identificaram onze substâncias químicas industriais que deveriam ser eliminadas, mas continuam presentes nas roupas após a fabricação. Além disso, a produção industrial acaba envenenando as águas com essas substâncias perigosas.
Desde que lançou a Detox, o Greenpeace já conseguiu resultados importantes e o comprometimento de algumas marcas em desintoxicar seus produtos. São elas: Nike, Adidas, Puma, H&M, Marks & Spencer, C&A e Li-Ning.
No entanto, outras grandes marcas são consideradas pela entidade como um desafio e um gargalo para dar um basta nesse problema, como a Zara, por exemplo.
“Ela é a maior varejista do mundo da moda. Seu tamanho, poder e influência fazem com que eles sejam cruciais para a desintoxicação do mundo da moda. Nós testamos roupas dessas marcas e encontramos vestígios de produtos químicos perigosos, incluindo substâncias cancerígenas provenientes de corantes. A ZARA claramente é parte do problema. No entanto, ao trabalhar com seus fornecedores e ao mudar para alternativas não-perigosas, a ZARA pode se tornar parte da solução”.
Figura carimbada em escândalos que envolvem, inclusive, trabalho escravo, a Zara já foi tema de diversas investigações jornalistas e policiais, como uma da Agência de Notícias Repórter Brasil, sobre trabalho escravo em São Paulo. A marca agora é o foco da campanha do Greenpeace que criou diversas peças publicitárias e um movimento online de coleta de assinaturas para pressionar a empresa.
E você, o que acha disso tudo? Vai se atentar mais quando for comprar alguma roupa?
Fotos: reprodução