A maioria das pessoas ignora certos sinais que o corpo envia para advertir que talvez algo não esteja bem com a saúde. É certo que nem sempre temos que nos preocupar com alguns sintomas, mas também não podemos simplesmente ignorá-los, já que não se sabe quando estão anunciando um problema de saúde grave.
No caso do câncer de mama as medidas para realizar um diagnóstico precoce da doença são de grande importância, já que nas fases iniciais do câncer as chances de cura são maiores. Por isso, hoje listamos por aqui os cinco sinais precoces que podem indicar a presença da doença. Reconhecer esses sinais de alerta – que geralmente são visuais, como dor e irritação ao redor da mama – pode salvar sua vida. Confira abaixo quais são estes sinais e fique ligada!
1. Caroço ou nódulo
Você deve sempre fazer um auto-enxame e se sentir alguma caroço ou nódulo ao redor dos seios, ou até nas axilas, procure um médico. Este é o sintoma mais comum e saiba que o caroço não costuma doer;
2. Alteração no tamanho ou forma da mama
O tumor tende a deformar a mama, portanto, qualquer alteração deve ser levada em consideração;
3. Secreção ou sensibilidade
Sentir os seios sensíveis não é normal e, além desse sintoma, o câncer de mama pode apresentar algumas manchas de sangue nos seios;
4. Ferida nos seios
Caso apareça uma ferida ou úlcera que não cicatriza, é bom ficar em alerta e procurar um médico;
5. Mudança na pele ao redor do mamilo
Se você perceber que a pele que fica ao redor do peito está mais quente, escamosa, vermelha ou inchada, também deve procurar ajuda médica imediatamente.
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nas glândulas mamárias. Todos os anos, essa doença mata muitas pessoas em todo o mundo. No Brasil, ele é a principal causa de morte entre as mulheres que tiveram algum tipo de câncer.
Portanto, ao surgimento de qualquer um desses sinais e sintomas, é importante procurar o médico para uma avaliação. Lembre que alguns nódulos podem ser benignos e somente o médico poderá identificá-los corretamente.
Fotos: Reprodução.