Cartunista lança livro para conscientizar crianças sobre meio ambiente

EcoFriendly|Novidades

Um dos grandes desafios da escola hoje, é ser uma voz ativa para formar cidadãos que, não só saibam regras de português e matemática, mas tenham consciência do seu papel enquanto cidadão. Por isso, principalmente no campo da educação ambiental, surgem novas ideias e ferramentas a todo momento. Entre elas, lançado a pouco tempo, está o Almanaque Ecológico do Lucas, livro do cartunista e ilustrador Léo Valença.

Com 74 páginas, em formato colorido ou preto e branco, o livro tem como principal personagem um duende que tem a missão de ensinar as crianças sobre ecologia e sustentabilidade.

“Eu utilizo representações bem-humoradas, por meio do humor gráfico, para tratar um tema nada amistoso como este. Pinguins torrando no sol ou um urso polar solitário em cima de um pequeno pedaço de gelo são alguns dos exemplos desses cartuns irreverentes que provocam o público, faz pensar”, disse o cartunista em entrevista ao Blog do Planeta – Época.

Valença, que já organizou outro trabalho sobre a temática em 2010 intitulado “Aquecimento global em cartuns”, acredita no cartum como ferramenta importante para conscientizar e educar.

“O cartum como ferramenta de problematização de questões ambientais pode atuar como importante meio de conscientização social acerca dessa temática, principalmente no contexto atual, no qual o planeta carece de novos modelos de gestão dos seus recursos naturais”, salienta.

O livro custa R$ 45,00, em formato colorido e R$ 28,00, em preto e branco. A aquisição pode ser feita pelo site da editora Pod.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter