Casas construidas em contêineres

EcoFriendly|Novidades

A sustentabilidade é cada vez mais abrangente, com iniciativas na economia, no meio ambiente e outras tantas áreas. A motivação é continuar usufruindo dos bens que já temos, sem causar tantos impactos à natureza. Nessa perspectiva, surgem também bens essenciais associados à praticas sustentáveis. Como exemplo, temos casas e edifícios que se preocupam, em desde a construção já conciliar bem estar com compromisso ambiental. E falando em moradia, você já deve ter visto muita construção inusitada: casa na árvore, de cabeça pra baixo, ou imitando algum clássico do cinema. E casa em um contêiner? Já pensou em morar numa assim?

Na Europa já é bem comum, principalmente em regiões portuárias, esse reaproveitamento de contêineres. Vários são os benefícios: aproveitamento de pequenos espaços, baixo custo, o que implica em programas de moradia popular, estruturas sólidas, prazos de construção curtos, e claro, sustentabilidade. A novidade já chegou ao Brasil e pode ser utilizada também para fins comerciais. Os projetos funcionam como brincadeira de criança com lego, as peças (contêiner) são de fácil encaixe. Com um acabamento especial os projetos em contêineres não deixam a desejar em nada se comparados a um projeto convencional. As possibilidades de projetos são imensas e podem até servir como base para construções sofisticadas.

A empresa holandesa Tempo Housing, construiu uma Vila Universitária com 250 residências estudantis distribuídas em cinco andares. A empresa também tem outros projetos que utilizam contêineres em suas construções. No Sri Lanka, após um tsunami a empresa Team Hybrid de Seattle, viu que seria a construção mais acessível como forma de ajuda humanitária às vítimas das ondas gigantes. Evento parecido foi feito também com os atingidos pelo furacão Katrina, na Austrália. E então, que tal sair do aluguel ou mudar para uma casa super alternativa e sustentável?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter