Podemos dizer, que um dos maiores sonhos do brasileiro é conseguir comprar o próprio imóvel, não é mesmo? No entanto, é natural que apareçam diversas dúvidas no processo. Até porque, se trata de uma decisão muito importante! Pensando nisso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você com 5 dicas de como acertar na compra do imóvel na planta. Confere aí!
Antes de mais nada, comprar um imóvel ainda na fase de projeto pode trazer diversos benefícios. Mesmo assim, por se tratar de um imóvel não finalizado, é preciso adotar alguns cuidados para ter certeza de que o negócio vale a pena.
Benefícios de comprar apartamento na planta
- Possibilidade de valorização do imóvel.
- Preços mais vantajosos.
- Oportunidade de personalização.
- Tempo maior para se planejar.
1 – Conheça o projeto
Em primeiro lugar, o apartamento na planta não está pronto, não é mesmo? Por isso, você não pode vê-lo nem mesmo visitá-lo. Pensando nisso, a melhor maneira de visualizar o que você vai comprar é dar um pulinho no apartamento decorado.
Ademais, é muito importante estudar o projeto e os materiais de divulgação da incorporadora. Essas peças podem conter vídeos, fotos, maquetes do projeto e perspectiva dos espaços. Além disso, lembre-se de guardar todos esses materiais, ok? Pois eles serão a base de comparação entre o que foi prometido e o que foi entregue.
2 – Avalie o custo benefício
Para avaliar o custo benefício de um imóvel na planta, é preciso analisar uma série de fatores como:
- Tamanho.
- Localização.
- Prazo para entrega da obra.
- Qualidade dos acabamentos.
- Benefícios do condomínio.
- Valor da compra.
Antes de fechar o negócio, é preciso estar convicto de que ele é vantajoso. Para isso, é importante considerar as opções no mercado, o potencial de valorização e a destinação que você quer dar para a propriedade, seja para moradia ou para alugar para terceiros.
3 – Pesquise o histórico das empresas responsáveis
Talvez a dica mais importante dessa lista seja essa! É importante pesquisar o histórico da construtora e da incorporadora e acima de tudo, saber a diferença dentre elas. A incorporadora, é responsável por articular os negócios que envolvem o projeto, negociações, formalização de registros e documentos, fazer as vendas.
Já a construtora executa a obra nos moldes projetados. Independente da diferença, é preciso conhecer o histórico dos envolvidos no que se refere à opinião e satisfação dos clientes, qualidade das obras já entregues, saúde financeira, reputação da empresa no mercado e execução dos projetos anteriores.
4 – Verifique o prazo de entrega
Para fazer um bom plano financeiro para não passar aperto até a entrega do imóvel é preciso pesquisar se ela tem um bom histórico de cumprimento de prazos e, em caso contrário, qual é o tempo médio de atraso. Lembre-se que na maioria dos casos, o contrato estípula um possível período de atraso.
5 – Busque cláusulas de garantia ou proteção
Saber cada detalhe do contrato é fundamental para ter mais segurança em fechar qualquer negócio, não é mesmo? No caso da compra de imóveis na planta, é importante ver se algumas situações estão previstas de modo a proteger tanto o comprador quanto a incorporadora.
Nesse sentido, estude o contrato e certifique-se de que ele contêm:
- prazo máximo da obra, incluindo a tolerância de atraso;
- consequências em caso de desistência do comprador;
- multas e penalidades para descumprimento de cláusulas;
- prazo para troca de materiais de má qualidade ou conserto de defeitos;
- garantia contra problemas estruturais de segurança.
E aí, curtiu? Conta para a gente quais suas dúvidas na hora de comprar um imóvel na planta. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: reprodução