Mais de 16 cidades do Ceará serão beneficiadas com as cisternas.
Ano passado, foram construídas 9.565, e instaladas em 9 municípios. Para este ano, a previsão é de 5.780 cisternas pré-montadas até junho de 2014. Deste total, já estão prontas 5.380. Os equipamentos têm o objetivo de minimizar os impactos da seca no semiárido captando água da chuva.
A Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investirão R$ 130 milhões na região para uma capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água. Com estas ações, 60 mil pessoas serão beneficiadas em 120 municípios.
Estas construções fazem parte do programa Água para Todos da FBB. Caetano Minchillo, presidente da FBB, durante um Encontro de Jornalistas, realizado em Natal-RN, falou que “A maior parte dos nossos investimentos no ano de 2014 é no vetor água e no Nordeste”.
A ideia das cisternas pré-montadas surgiu em 2001, e foi vencedora do concurso da FBB para reconhecer tecnologias sociais. De acordo com o presidente da FBB, o programa água para Todos é para as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.
Foto: Reprodução