Hoje é comemorado o Dia do Rock bebê. E, geralmente, quando pensamos em rock, logo nos vem à mente aquele som incrível de guitarras distorcidas, a bateria marcante e, claro, um vocal mais do que potente. Então,a gente sabe que para fazer sucesso em qualquer estilo musical, é importante saber cantar, claro. Mas no rock, ter uma voz incrível é algo assim, tão importante que a gente nem sabe explicar… Tanto é que os vídeos de vocais isolados andam ganhando as redes e vários foram os vocalistas que passaram por esse teste.
Vocais isolados é quando, através do computador, todos os instrumentos são retirados de uma música e o que fica é apenas o talento e a força da voz de quem está cantando. Uma coisa linda de ver, ou antes, ouvir. E para celebrar o Dia do Rock, separamos alguns dos melhores vocais isolados do rock para você curtir o dia! Mas detalhe: como são apenas os vocais, geralmente nos primeiros segundo de cada vídeo é só silêncio – por causa do instrumental. mas aguarde e confie que quando a voz começa é incrível!
Eddie Vedder – Black abre a lista mostrando que no Dia do Rock também tem dor de cotovelo
Ah, mas quem disse que rock também não é sofrência? A banda nunca apostou nessa música como um single, mas ela é uma das de maior sucesso do Pearl Jam. E Eddie Vedder, sem dúvidas, um dos maiores vocalistas do grunge, estilo que fez muito sucesso durante os anos 1990. E nesse áudio não sentimos nada além de arrepios com tamanha beleza e potência de voz.
Freddie Mercury – Bohemian Rhapsody é um hino atemporal
Não vemos nada além de clássicos. O vocalista da banda Queen ficou imortalizado nas canções que fazem sucesso ainda hoje, anos depois de sua morte. E que ele tinha uma voz e tanto, ninguém duvida. Mas ouvi-la assim, isoladamente, nos dá uma real dimensão da potência deste cantor que nos deixou muito precocemente.
Bruce Dickinson – The Trooper, sem comentários
Também não tem como falar em vocais isolados e Dia do Rock sem mencionar as bandas de heavy metal. E sem dúvidas Bruce, do Iron Maiden, tem uma das mais potentes – e icônicas! – vozes do estilo.
Chester Bennington – Numb deixa os fãs na saudades
Os mais novinhos também tem seus ícones do rock. E Chester Bennington, vocalista do Linkin Park, certamente marcou toda uma geração com seus vocais rasgados e poderosos durante os anos 2000. E nesse áudio podemos comprovar como ele era bom de garganta!
Janis Joplin – Mercedes Benz é outro clássico do Rock
Quem disse que só homens podem ter vocais isolados arrasadores? Janis Joplin marcou toda uma geração não apenas por sua atitude, mas sua voz era absolutamente marcante. E vamos combinar: ela passava emoção como ninguém ao cantar!
Amy Lee – Bring me to Life é puro suco dos anos 2000
Outra mulher de voz poderosa que merece ter seus vocais isolados para mostrar a beleza de quando ela canta. A vocalista do Evanescence precisou provar que era capaz de ir longe em um universo predominantemente masculino – e conseguiu!
Kurt Cobain – Smells Like Teen Spirit não podia faltar na lista do Dia do Rock!
O líder do Nirvana está entre aqueles que nos deixaram cedo demais, mas jamais será esquecido. E ouvir seus vocais isolados neste clássico dos anos 1990 é simplesmente emocionante…
Chris Cornell – Like a Stone, mais um que deixou saudades
Chris Cornell fez sucesso em várias bandas, do rock ao grunge, e seu vocal potente conquistou uma legião de fãs em todo o mundo. Mas a julgar pela beleza que sãos esses vocais isolados, não fica difícil imaginar o porquê. Preparem-se que é arrepiante!!!
Renato Russo – Tempo Perdido porque também é dia do Rock BR
Dia do Rock não é apenas do rock internacional, certo? Então os vocais isolados também não serão! Então aqui temos um legítimo representante do rock nacional em um dos mais emblemáticos hinos de sua geração. E que voz!!!
System of a Down – Aerials só para fechar o Dia do Rock com uma que nasceu clássica
Por fim, mas não menos importante, uma música que marcou sua época com um clipe que chamou a atenção de muita gente. Serj Tankian, o vocalista do System of a Down chegou chegando e mostrando que de potência vocal ele também entende. E isso fica provado nesses vocais isolados.
Mas agora deu até vontade de ouvir mais e mais… Então, neste Dia do Rock, qual seu vocalista favorito?
Fotos e vídeos: Reprodução