Um dos momentos mais especiais para qualquer mãe é o chá de bebe, não é mesmo? Pensando nisso, o Pátio Hype preparou essa matéria com tudo que você precisa saber para arrasar na organização do evento. Confere aí!
Antes de mais nada, o chá de bebê é o momento em que se pode reunir toda a família e os amigos queridos para celebrar a vida da criança que está por vir. Além disso, a animação de receber os presentes e os auxílios de quem foi escalado na missão de cuidade da criança.
Com isso em mente, para evitar o desespero das mamães, preparamos diversas dicas para você tirar de letra e se planejar em todos os aspectos possíveis. Dá só uma olhada!
1 – Qual a função do chá de bebe?
Em primeiro lugar, é preciso saber qual a função dessa comemoração tão especial, não acha? Além de ser uma ocasião para reunir os entes queridos, o evento tem como principal função ajudar os pais a se organizarem financeiramente para a tão esperada chegada da criança.
Essa ajuda pode ser dada em forma de presentes para a criança (carrinho, roupas, brinquedos, enxoval em geral…) ou atráves de fraldas (item que mais gera gastos para os pais).
Ainda assim, é possível ajudar financeiramente o casal! Fazer uma conta poupança e disponibilizar o pix para as transferências é uma ótima opção! Dessa forma, o casal pode decidir o que é prioridade e fazer as compras por conta própria. Incrível, não é?
Ah! Lembre-se que se o evento custar mais caro do que o valor que você pretende juntar, seja em dinheiro ou presentes, o objetivo acaba se perdendo, combinado?
2 – Lista de presentes
Em segundo lugar, depois de saber quaç a função do chá de bebe, é preciso saber o que pedir para os seus convidados! Isso porque, as necessidades de cada casal são diferentes. Por isso, é muito importante orientar os convidados a comprarem o que está faltando. Assim, todos os presentes serão úteis para o bebê.
Fazer uma lista de presentes é uma ótima pedida! Lá você pode deixar bem claro quais itens estão faltando. Tudo vai depender do que a família já conseguiu por conta própria.
Como já foi dito antes, a ajuda financeira é uma saída perfeita para acertar o presente! Já que, essa opção facilita muito a vida dos convidados que não sabem o que comprar e de quebra deixam os pais escolherem sozinhos o que é melhor para o neném.
3 – Decoração
Por mais que a festa seja para ajudar a criança, nada impede que você realize a festa do seu jeitinho para agradecer o auxílio dos convidados e comemorar a chegada da criança. A decoração é fundamental para a festa! E existem milhares de opções para escolher a que melhor cabe nas suas necessidades.
Você pode fazer um chá simples e barato, mas que seja cara da sua família. Apostar em projetinhos diy é uma ótima ideia! Fazendo isso você faz tudo do seu gosto e ainda passa um tempo com as pessoas mais importantes para você.
Uma outra opção é contratar um profissional que ficará por conta de entender quais são suas expectativas, planejar e executar a decoração de acordo com o que você deseja. Vale lembrar, que o custo acaba sendo mais alto, mas o resultado é bastante profissional.
Além disso, empresas que trabalham com a decoração, normalmente também oferecem bufê e serviço de fotografia, o que pode facilitar bastante seu trabalho ao planejar o evento.
4 – Data ideal
Uma das dicas mais importantes dessa matéria! Lembre-se que a data do evento vai impactar bastante na sua satisfação e na dos seus convidados. Até porque, você quer aproveitar ao máximo a festa, não é mesmo?
Por isso, leve alguns fatores antes de escolher a data do evento:
- Se possível, escolha datas no fim de semana! Já que são nesses dias que a maioria dos convidados vão estar livres para comparecer.
- Evite épocas chuvosas! Pode não parecer tão importante, mas todo mundo sente uma preguicinha para sair de casa nos dias de chuva. Ah! sem contar que vão ter mais opções de local.
- Nada de marcar o evento nas férias! A maioria dos pais costumam viajar com os filhos nessa época do ano.
- Não deixe para fazer a festa no final da gravidez. Por mais que as fotos com o barrigão fiquem lindas, esse é um período um pouco mais complicado no que diz respeito à disposição física da mamãe.
5 – Comes e bebes
É importante lembrar que seus convidados passarão a maior parte do tempo sentados conversando uns com os outros. Por isso, você tem que pensar em um cardápio que seja fácil que combine com a ocasião e que seja delicioso.
- Pense em qual estação do ano o evento vai ocorrer para que a comida combine com o clima;
- Pense na faixa etária dos conviados! Lembre-se que provavelmente vão ter crianças e adolescentes. Por isso é importante pensar em um cardápio fácil;
- Pense em itens temáticos que complementem a decoração;
- Evite bebidas, o chá de bebe deve promover um ambiente familiar!
6 – Programação
Pensar em atividades para realizar no decorrer da festa é uma forma de tornar o momento mais inesquecível e de quebra deixar todo mundo entretido durante a festa.
- Caso não tenha divulgado, faça a revelação do sexo ou nome do bebê;
- Animadores para entreter as crianças também são uma ótima opção!
- Pense também em discursos para agradescer à família e os convidados;
- Brincaderas para fazer a previsão de quem serão os próximos papais também é uma jogada super divertida;
- Por fim, faça uma sessão de fotos individual com cada convidado.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo o que você quer ver aqui. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: reprodução.