China cria robô para preservação ambiental

EcoFriendly|Novidades

Já imaginou um robô que pode ser uma das grandes soluções para preservação ambiental? A China teve essa idéia e criou o “Treebot”, inspirado em pequenas lagartas, seu corpo tem apenas 600 gramas, permite que ele faça curvas e passe por galhos de difícil acesso.

“Eu costumava observar como as lagartas escalam árvores e gosto muito dessa ideia”, comentou Xu Yangsheng, professor da Universidade Chinesa de Hong Kong. Ele afirmou também que a natureza deu a ele a ideia para a criação.

“Acho que devemos desenvolver um robô para monitorar a situação na floresta, especialmente agora que há muitos incêndios e desastres ambientais acontecendo em áreas florestais” completou o professor.

O Treebot ainda precisa de alguns reparos – a câmera não funciona bem sob luz fraca e ele tende a escorregar quando as árvores estão molhadas. Porém, ele transmite imagens em tempo real e é recarregável se for ligado a uma célula de energia solar.

“ Ele pode escalar diferentes tipos de árvores: superfícies lisas, ásperas e seguir diferentes direções, grandes ou pequenas. Além disso, ele pode, automaticamente, se agarrar a galhos, então sua mobilidade é boa” disse Xu Yangsheng. Será que essa inovação vai ser preservação garantida? Vamos torcer que sim!

 

Inscreva-se na nossa newsletter