O PFTBA é utilizado para a fabricação de equipamentos elétricos e eletrônicos, além de ser altamente resistente
Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram na atmosfera um gás que provoca um efeito estufa altamente resistente. As informações foram apresentadas ontem (09).
O gás detectado é chamado de perfluorotributylamin (PFTBA), que é artificial e utilizado para a fabricação de equipamentos elétricos e eletrônicos, entre outras atividades. Os pesquisadores canadenses afirmam que, entre todos os gases presentes na atmosfera, esse possui os efeitos mais radioativos.
Apenas uma molécula de PFTBA na atmosfera tem o mesmo efeito de 7.100 moléculas de dióxido de carbono (CO2). Assim, apesar de ainda não ter sido incluído na família dos gases de efeito estufa persistente, ele terá um impacto sobre o aquecimento climático muito mais forte que o CO2, num período de 100 anos.
O trabalho dos cientistas foi publicado na Geophysical Research Letters. Na publicação, os estudiosos pedem a realização de análises mais profundas para determinar os efeitos reais do gás sobre o clima e afirma que ele se inscreve em uma nova classe de gases do efeito estufa.
Além disso, ressaltam os autores do estudo, que não se conhece qualquer agente capaz de eliminá-los, pois o PFTBA tem uma vida muito prolongada na baixa atmosfera antes de se dissipar nas camadas mais elevadas.
Foto: Reprodução