Cinco dicas eficazes para acalmar sua mente ansiosa

Comportamento|Dicas|Estilo de Vida

Batimento cardíaco acelerado, respiração difícil, suor nas mãos… Quem, em algum momento da vida, nunca experimentou algumas das desagradáveis sensações da  ansiedade? Considerada uma resposta habitual do ser humano, ao meio em que vive e às situações que vivencia, os sintomas da ansiedade podem vir de diferentes formas e cada pessoa pode sentir uma determinada sensação, de acordo com a interpretação que fizer acerca do que a rodeia ou daquilo que lhe passa na mente.

Sentir ansiedade em algum momento da vida é comum a qualquer pessoa, e isso não tem necessariamente de ser negativo ou catastrófico. Apesar de não termos o controle de poder escolher não sentir ansiedade, podemos aprender a nos acalmar quando não há necessidade de uma resposta ansiosa. Para ajudar você a se livrar dos pensamentos ansiosos, o No Pátio traz cinco dicas para ajudá-lo a conseguir libertar-se da angústia provocada pela ansiedade e seguir em frente com a sua vida.

◊ Respire profundamente

Isso ajuda a relaxar os músculos e a acalmar, diminuindo assim a tensão e aumentando a clareza de pensamento. Se você praticar expirar e inspirar profundamente sem a presença de uma ameaça, este exercício vai-se tornando automático podendo posteriormente ser usado em situações ansiosas. A respiração profunda, que também pode ser usada conjuntamente com o relaxamento, permite uma desativação fisiológica, promovendo igualmente sensações de leveza e descontração.

pensamentos ansiosos 2

◊ Exercite-se

Algumas pessoas estão tão envolvidas em seus problemas ou nas atividades que consideram prioritárias, que não conseguem perceber a necessidade de abrandar o seu ritmo e relaxar. Se você tem uma vida exigente ou atravessa um período de extrema preocupação, a atividade física pode ser uma excelente fonte de relaxamento, permitindo ainda que você quebre o seu padrão de pensamentos ansiosos.

◊ Reformule o seu conceito de ansiedade

Interpretar certas situações estressantes, como falar em público como sendo “emocionante” em vez de “assustador” pode conduzir a um melhor desempenho. Na verdade, dizer a si mesmo: “Eu estou calmo”, pode ser muito menos eficaz do que dizer “Estou animado e motivado”, talvez porque dar uma palestra requer uma certa quantidade de energia e entusiasmo.

◊ Expulse os pensamentos pessimistas

Quando você se pegar envolvido num pensamento que provoca pessimismo e ansiedade, diga a si mesmo: “Eu posso fazer isso!” Esta frase é um gatilho (voz de comando) que permite interromper a cascata de pensamento ansioso. É rápido e eficaz.

◊ Liste suas preocupações

Consciencialize-se das suas preocupações e escreva-as numa lista. Em seguida, perceba quais delas podem ser alvo dos seus pensamentos, e se no momento pode fazer algo para contribuir para a sua solução. Se não for o caso, escreva quando deve ocupar-se desse problema.  Este exercício deixa-o livre para que possa ocupar a sua mente com as prioridades do momento.

pensamentos ansiosos 3

Se livrar os pensamentos ansiosos só vai funcionar se você se esforçar para que eles não apareçam novamente. As dicas do No Pátio são muito eficazes para ajudar você a controlar essa sensação.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter