Cinco empresas brasileiras estão no ranking das cem companhias mais sustentáveis do mundo. A lista feita pela revista canadense Corporate Knights foi divulgada durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Mesmo com ramos de atividade que causam grande impacto no meio ambiente, as quatro conseguiram criar políticas internas de convívio menos agressivo à natureza.
Com valor de mercado estipulado em no mínimo US$ 2 bilhões (cerca de R$ 4 bilhões), Natura (2ª colocada), Cemig (43ª), Vale (49ª), Pão de Açúcar (74ª) e Banco do Brasil (100ª), compõem o seleto grupo de empresas preocupadas com a vida do planeta e não somente com práticas de incentivo ao consumo.
Para estabelecer a colocação na lista os avaliadores conceituam, entre outros indicadores, a produtividade da companhia no uso de energia, de água, de geração de resíduos, de emissões de carbono, o percentual de mulheres em postos de comando, segurança no trabalho, capacidade de inovação, relação entre o salário dos CEOs (Chief Executive Officeer) e demais funcionários, capacidade de inovação e rotatividade dos funcionários na empresa.
Entres os países com mais empresas no ranking estão Estados Unidos com 10, Austrália (10), Canadá (9), Reino Unido (9) e França (9). Entre os ramos mais representados estão as companhias energéticas, 11 ao todo e os bancos, com dez empresas de sete países diferentes.
Encabeçando a lista está a Umicore SA, empresa belga do ramo de materiais de tecnologia, seguida pela Natura, as energéticas Statoil ASA (Noruega) e Neste Oil OYJ (Finlândia) e a norueguesa Statoil ASA e em 5º lugar a Novo Nordisk A/S, empresa do ramos de produtos farmacêuticos da Dinamarca.
Confira o ranking completo.
Foto: Reprodução