Para quem não sabe, uma das iguarias mais consumidas e apreciadas no mundo, o bacon, assim como o hambúrguer, também ganhou uma data especial em sua homenagem. Festejado no primeiro sábado anterior ao “Labor Day” (dia do trabalho nos Estados Unidos), o Dia Internacional do Bacon, este ano, cai em três de setembro. Uma desculpa perfeita para deixar a dieta de lado e comemorar com uma receita para cada dia da semana que está por vir, não é verdade?
Sabemos que o bacon é “alvo” de vários mitos, por isso, antes que você desista de ler a matéria até o final para não cair em tentação, o No Pátio informa que essa maravilha já foi de vilão da dieta à comida saudável. Para provar que o queridinho da gastronomia também tem seus benefícios, conversamos com dois nutricionistas, que explicam o porquê da carne defumada de porco ter passado a ser estrela da culinária. Confira, tire suas dúvidas e aproveite para aprender receitas que farão muita diferença no sabor do prato.
Segundo a nutricionista Luisa Teixeira, por ser um alimento extremamente rico em gorduras saturadas – sendo também uma gordura de origem animal, quando consumido em excesso o bacon faz mal devido ao alto teor de colesterol de baixa densidade, que forma placas de gordura nos vasos, podendo ser causador de doenças cardiovasculares e câncer.
Quanto aos benefícios, Nataniel Macêdo, nutricionista esportivo e professor universitário, esclarece que o famoso bacon contem proteínas tanto quanto o filé de frango (ou até mais) e afirma que a gordura do porco não é prejudicial ao homem, chegando a ser benéfica, assim como todo os demais componentes do bacon.
“A gordura do bacon é monoinsaturada (a mesma do abacate e azeite de oliva), além de possuir grande quantidade de antioxidantes (prevenção de radicais livres). O problema é que o bacon industrializado dominou as prateleiras dos supermercados e cada vez mais fica difícil a escolha por um ‘natural’. Não somente ele, mas todos os alimentos processados pela indústria vem com produtos químicos cancerígenos”, explicou Nataniel.
Ainda de acordo com Nataniel, o excesso de insulina causado pela grande quantidade de açúcar (tapioca tem muito) é bem mais cancerígeno que o próprio bacon industrializado.
Então, para os apaixonados por bacon, a dica do especialista é procurar um “natural”. Pois dessa forma, ele proporcionará um colesterol “compatível” com o do azeite, que tem diversas funções como sínteses de hormônios sexuais masculinos e femininos, melhora da inflamação (que gera a famosa retenção de líquidos), efeito de saciedade (que pode diminuir a compulsão por comida) e muito mais!
Agora que você já sabe que o bacon não é um vilão da saúde, como muita gente acredita, vamos aprender a inovar com essa maravilha? Para comemorar o Dia Internacional do Bacon em grande estilo, listamos uma receita para cada dia da semana, que pode ser consumida tanto em pratos doces quanto salgados e em diversas texturas.Veja:
SEGUNDA-FEIRA: Coxa de frango ao requeijão e bacon
Ingredientes:
– 10 coxas de frango com pele;
– 20 fatias de bacon fino (2 por coxa);
– 1 e 1/2 copos de requeijão;
– 5 batatas grandes;
– 1 pacote de queijo ralado;
– 3 dentes de alho ralado;
– 2 colheres de sopa de sal;
– 1 cebola ralada;
– Pimenta-do-reino a gosto;
– Azeite.
Modo de preparo:
Tire o final do osso da coxa, deixando apenas a parte com a carne. Tempere as coxas de frango com o alho, cebola, sal e pimenta-do-reino. Deixe pegar o gosto do tempero por cerca de duas horas. Enrole duas fatias do bacon em cada uma das coxas. Em seguida, descasque quatro batatas, corte em pedaços de 1,5 cm cada e dê um pré-cozimento.
Descasque mais uma batata e corte em pedaços bem finos e compridos. Em um refratário médio coloque alguns filetes de azeite e cubra com as batatas finas. Coloque as coxas na assadeira, todas bem próximas uma das outras, em cima das batatas finas e depois coloque as batatas entre as coxas e nas bordas do refratário.
Em fogo médio asse por aproximadamente uma hora e meia. Quando estiver pronto retire o refratário do forno e coloque o requeijão em cima das coxas de frango. Coloque o queijo ralado por cima de todo o frango e batata. Retorne o refratário ao forno por mais 10 minutos para gratinar. Sirva com arroz branco.
TERÇA-FEIRA: Medalhões de Filé Mignon com Bacon
Ingredientes:
– 8 medalhões de filé mignon;
– 8 fatias de bacon;
– 2 dentes de alho triturados;
– Pimenta do Reino a gosto;
– Sal a gosto;
– Azeite;
– Molho;
– ½ xícara (chá) de vinho tinto;
– 1 colher (sopa) de manteiga;
– 1 colher (sopa) de mostarda;
– 1 colher (sopa) de mel;
– 1 pitada de canela;
– Pimenta do reino e sal a gosto.
Modo de preparo:
Tempere os medalhões com pimenta do reino e alho dos dois lados. Pegue cada medalhão e com a ajuda de um barbante você enrola cada fatia de bacon em volta (na lateral) de cada medalhão. Regue com azeite dos dois lados. Em uma frigideira bem quente untada com azeite, sele os medalhões de um lado, salpique sal, deixe até dourar, vire do outro lado e salpique sal, e deixe até dourar.
Em um refratário untado disponha os medalhões lado a lado e leve ao forno pré- aquecido a 200°. Deixe no forno pro aproximadamente 10 – 15 minutos. Após isso, retire do forno e deixe embrulhado em papel alumínio até o momento de servir.
Molho: Utilize a mesma frigideira que selou os medalhões (fica o sabor e algum fundinho de carne), e se tiver algum caldinho na travessa do forno acrescente também a frigideira. Coloque em fogo médio e acrescente o vinho, misture até incorporar, acrescente os demais ingredientes e deixe o molho reduzindo em fogo baixo. Regue os medalhões com esse molho no momento de servir.
QUARTA-FEIRA: Cupcake de bacon
Ingredientes:
– 1 caixinha de bacon em fatias finas (se preferir compre bacon em pedaços e fatie bem fininho);
– 6 ovos;
– Sal;
– Pimenta-do-reino;
– Queijo cheddar;
– Cheiro-verde.
Modo de preparo:
Frite as tiras de bacon e coloque em fôrmas para cupcake, em volta e um pedaço no fundo. No meio de cada um quebre um ovo. Salpique sal e pimenta a gosto. Acrescente cheiro-verde e queijo cheddar ralado. Leve ao forno preaquecido a 200ºC, por cerca de 20 minutos, ou até o ovo estar cozido e o queijo derretido.
QUINTA-FEIRA: Sanduíche enrolado no bacon
Ingredientes:
– 10 fatias de bacon;
– 2 fatias de pão de forma;
– 1 fatia grossa do queijo de sua preferência.
Modo de preparo:
Monte um sanduíche com as fatias de pão e o queijo. Enrole com as fatias de bacon. Arrume as outras cinco fatias, e enrole novamente o sanduíche, cobrindo as duas pontas que estavam sem bacon, fechando todo o sanduíche. Coloque em uma grelha ou frigideira anti-aderente e asse cada lado por cerca de cinco a sete minutos. Corte no meio de uma ponta a outra e sirva.
SEXTA-FEIRA: Risoto de bacon e calabresa
Ingredientes:
– 1 ½ xícaras de arroz arbóreo;
– 3 colheres de manteiga;
– 1 cebola média picada;
– 1 cálice de vinho branco seco;
– 1 xícara de bacon picado (sem pele);
– 1 xícara de calabresa picada em cubos;
– 1 caldo de bacon;
– 5 xícaras de água;
– 1 lata de creme de leite;
– Salsinha picada e tomate cereja para decorar.
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o bacon para fritar, não deixe torrar muito. Reserve. Na mesma panela, frite a calabresa na gordura do bacon (para dar aquele gostinho especial). À parte, ferva a água e dissolva o caldo de bacon (reserve). Em uma panela aqueça duas colheres de manteiga, coloque a cebola, mas não deixe que torrem. Acrescente 2/3 do bacon e da calabresa fritos e o arroz (não precisa lavar). Frite em fogo baixo e não pare de mexer.
Em seguida, acrescente o vinho branco e acrescente aos poucos a água com o caldo de bacon, mexendo sempre. Se acabar a água e o arroz ainda não estiver cozido, acrescente mais água fervente, mexendo sempre, até cozinhar o arroz (não deixe cozinhar muito). Quando estiver al dente, acrescente o creme de leite e a manteiga. Desligue o fogo e verifique o tempero. Para servir enfeite com o restante do bacon e calabresa, um ramo de salsinha e tomate cereja
Dica: Use o restante do vinho branco usado na receita para acompanhar o prato!
SÁBADO: Torta de brócolis com ricota e bacon
Ingredientes:
– 1/2 maço de brócolis picado
– 1/2 peça de ricota cortada em cubos médios
– 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos médios (pode ser o verde, mas o vermelho fica mais bonito)
– 1/2 peça de bacon cortado em cubos pequenos
– 3 ovos
– 12 colheres grandes de trigo
– 1 colher grande de fermento
– 1/2 xícara de azeite
– 1 xícara de leite
– Sal, orégano e queijo parmesão ralado a gosto
Modo de preparo:
Massa – Junte três ovos, o trigo, o azeite e vá adicionando o leite aos poucos até ficar cremoso. A massa é bem cremosa mesmo. Adicione o sal a gosto, salpique um pouco de orégano e uma pitada de queijo ralado na massa. Reserve!
Recheio – Coloque o bacon em uma panela e deixe-o fritar. Quando estiver douradinho, retire e coloque o brócolis. Coloque um pouco de sal e manteiga para refogá-lo. Quando estiver verde bem vivo, e levemente amolecido, desligue a panela. Junte a ricota e reserve. Despeje toda a massa sobre uma forma untada e enfarinhada. Coloque o recheio e, por fim, o pimentão vermelho. Abaixe com uma colher o recheio.
Pode ser salpicado um pouco de queijo parmesão por cima, se desejar. Geralmente 45 minutos de forno alto são suficientes.
DOMINGO: Batata Assada com Bacon
Ingredientes:
– 2 batatas (médias);
– 2 colheres (sopa) manteiga/margarina com sal;
– 1 dente de alho (médio);
– Bacon à gosto;
– Páprica picante à gosto;
– Queijo (parmesão, mussarela ou requeijão) à gosto;
– Cebolinha à gosto.
Modo de preparo:
Corte o bacon em cubinhos e frite até ficarem crocantes e dourados. Reserve. Lave e corte as batatas em rodelas, coloque sobre papel alumínio e deite um pouco as batatas para que as lâminas de batata fiquem um pouco a mostras. Em um recipiente misture a manteiga com sal, alho triturado e páprica picante (se desejar adicione outros temperos e ervas).
Passe uma boa quantidade dessa manteiga temperada nas batatas, adicione o bacon e feche o papel alumínio como um pacotinho. Leve para assar em forno pré-aquecido a 220°C por 15 minutos. Assim que passar o tempo retire a batata do forno e espete uma faca para ver se esta macia, se estiver adicione o queijo e leve para gratinar ou derreter o queijo. Finalize com a cebolinha picada e sirva ainda quente.
Antigamente o bacon era integrante apenas de cafés da manhã (principalmente nos Estados Unidos), em restaurantes e quase nunca era usado pelas donas de casa, por acharem o corte muito gorduroso. Na década de 1990, quando os fazendeiros começaram a vender partes mais magras, o seu consumo aumentou, sendo incorporado aos hábitos alimentares das pessoas. Hoje em dia, milhões de receitas podem ser encontradas na Internet, das mais exageradas às mais singelas.
Agora é só aproveitar para usar o Dia Internacional do Bacon como desculpa e testar todas as receitas. Depois vem aqui contar para a gente qual foi a sua preferida.
Fotos: Reprodução.