Uma alimentação regrada e saudável é sempre benéfica para qualquer tipo de estilo de vida. Existem alguns alimentos que te ajudam a intensificar seu desempenho e qualidade de vida, mas, também, vários que podem atrapalhar, como é o caso de comidas pesadas, frituras e junk food.
Porém, existem alguns alimentos que, além de nos fazerem bem, ajudam até mesmo a evitar certos tipos de doenças. Um exemplo disso é o ovo.
Sim, o ovo. O que sempre foi conhecido por fazer mal, por seu alto índice de colesterol, altos níveis de gordura e poderia, até mesmo, representar um sinal de descuido com sua saúde. Isso é passado. Hoje, ele pode nos ajudar.
Todos sabemos que os ovos são fontes de proteína, e que ingerir a clara do ovo pode te ajudar a ficar mais tonificado, após o treino. Só que um estudo recente, mostra que ingerir esse alimento pode te ajudar a evitar diabetes do tipo 2.
O estudo foi feito na Universidade Eastern Finland, com cerca de 2332 homens, na faixa etária de 42 e 60 anos. Foram analisados os hábitos alimentares de cada um, comparando um grupo de homens que comiam quatro ovos por semana com outro grupo cujos homens comiam apenas um ovo por semana. A conclusão foi: comer quatro ovos por semana reduz o risco de desenvolver a diabetes tipo 2 em até um terço!
Porém, tudo em exagero faz mal. Não ache que comer mais do que quatro ovos vai te ajudar a prevenir outras doenças, pelo contrário. O estudo também avaliou a possibilidade de comer mais de quatro ovos por semana e concluiu que não há nenhuma vantagem a mais. Inclusive, para quem já tem a diabetes do tipo 2, não influencia em nada passa a ingerir ovos durante a semana.
Outro fator que pode te ajudar a prevenir essa doença, e caso você não goste de ovo, são os alimentos lácteos ricos em gordura. Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, concluíram que aqueles que consomem mais desses produtos, podem, até mesmo, reduzir cerca de 23% o risco de contrair a diabetes.
De acordo com o estudo, o efeito da redução se dá, não somente pela gordura, mas pelo conjunto do alimento todo. O ovo é benéfico em sua totalidade, e não somente por ter uma alta taxa de gordura.
Efeito contrário: carne rica em gordura
Já que o importante aqui é se alimentar para se cuidar, nesse caso é o contrário. No mesmo estudo, foi comprovado que o consumo exagerado de carne rica em gordura aumenta o risco de desenvolver a diabetes do tipo 2.
É importante ser saudável e seguir isso à risca, com uma alimentação regrada e cheia de opções. E não esqueça aquele velho conselho de mãe: quanto mais colorido o prato, melhor. Varie os alimentos, mas, principalmente, coma de tudo.
O que você achou desse estudo? Acha que o ovo pode realmente te ajudar? Nos fale o que você pensou!
Fotos: Reprodução