Depois de um dia estressante de trabalho, nada melhor que marcar um happy-hour com os amigos, se render às iguarias de boteco, tomar uma cervejinha e relaxar. Para muitos, esta é uma parada quase que obrigatória. Antigamente, os botecos eram caracterizados por venderem diversos produtos e serem pontos de encontro entre os clientes. Já no início do século XX, os proprietários passaram a oferecer aperitivos e bebidas aos frequentadores, como forma de agrado. A princípio, era frequentado apenas pelo público masculino, passando posteriormente a também receber as mulheres.
Para quem não abre mão de uma comida saborosa em um ambiente descontraído, os petiscos são um prato cheio. Pastel, coxinha, peixe frito, bolinho de bacalhau, amendoim ou qualquer outro tipo de tira-gosto compõem o cenário, junto com a clássica decoração e cerveja gelada.
E que tal preparar essas delícias em casa, na hora em que quiser? O No Pátio separou seis receitinhas de petiscos de boteco para você convidar os amigos e garantir a diversão. Bom apetite!
1 – Croquete de mortadela
Ninguém resiste a um croquete, não é mesmo? A palavra remete a salgadinho caseiro, servido em festas de criança e botequins. Mas a receita não está restrita a eventos infantis.
Ingredientes:
500g mortadela moída ou bem picada
½ cebola grande picada
2 dentes de alho médios picados
1 e ½ ovo
30g de parmesão (ralado fino)
35ml de suco de limão
30g de farinha de rosca fina
20g de mostarda
Orégano a gosto
Para empanar:
Farinha de trigo
Ovos
Farinha de rosca
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho e deixe esfriar. Junte todos os ingredientes à mortadela moída e misture bem. Molde bolinhos de mais ou menos 50g e deixe na geladeira até obterem uma consistência firme. Empane na seguinte ordem: farinha de trigo, ovos e farinha de rosca; frite em óleo quente até a farinha de trigo dourar.
2 – Caldinho de feijão com cebolinha e torresmo
Qualquer bar ou boteco que se preze serve um excelente caldo de feijão no fim da noite.
Ingredientes:
250g de feijão preto
50g de bacon
150g calabresa defumada
Alho, cebola, pimenta e sal a gosto
Cebolinha picada para decorar
Modo de preparo:
Cozinhe o feijão em uma panela de pressão com a calabresa e o bacon por cerca de 30 minutos. Bata no liquidificador. Refogue os temperos em uma panela com um pouco de óleo e despeje o caldo batido. Sirva em cumbucas individuais e decore com um punhado de cebolinha picada.
3 – Bolinhas de mix de queijos com gergelim
Acredite ou não, mas esse petisco surgiu como um jeitinho fácil de comer sem sujar muita louça. O bom é que as bolinhas de queijo foram totalmente absorvidas pela culinária brasileira.
Ingredientes:
500g de queijo prato
200g de queijo parmesão
200g de queijo gorgonzola
2 ovos
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
200g de farinha de trigo
Modo de preparo:
Ralar os três queijos no ralo grosso. Misturar todos os ingredientes, menos o gergelim, até dar liga (usar somente 50g da farinha para a mistura). Fazer bolinhas com aproximadamente 15g cada uma. Em seguida, passe-as no gergelim preto e depois no restante da farinha de trigo. Fritar em óleo bem quente.
4 – Costelinha de porco com batatas rústicas
Com um tempero dos deuses, nem fazendo regime você consegue fugir desta delícia.
Ingredientes:
10 costelinhas de porco magras
1 dente de alho esmagado
1 limão
1 galho de alecrim
1 galho de tomilho
Sal a gosto
2 batatas asterix grandes com casca
½ colher de café de páprica
2 colheres de café de alecrim seco
1 pitada de pimenta-calabresa
1 pitada de canela
2 pitada de sal
250 g de maionese
1 colher de sopa de aceto balsâmico
1 copo de 200 ml cheio de rúcula
1 colher de sobremesa de mostarda
Sal a gosto
Modo de preparo:
Costelinha: pegue o dente de alho esmagado, sal, suco do limão, alecrim e tomilho, tempere as costelinhas e deixe pelo menos uma hora na geladeira. Leve ao forno quente numa assadeira coberta com papel alumínio por meia hora, depois retire o papel e deixe no forno por mais meia hora até as costelinhas dourarem.
Batatas rústicas: enquanto as costelinhas douram, cozinhe as batatas, cortadas em quatro gomos, em água e sal até ficarem macias, porém, sem desmanchar. Escorra, frite e deixe em papel absorvente. Junte os temperos e jogue por cima das batatas.
Maionese de rúcula: bata no liquidificador a maionese, aceto balsâmico, mostarda, a rúcula e acerte o sal.
5 – Trio da Mooca
No tradicional bairro italiano da cidade de São Paulo, estas três iguarias compõem um combo irresistível.
Ingredientes:
– Para a massa da coxinha e o bolinho de carne:
3kg de farinha de trigo
4 litros de água com caldo de frango
1 litro de leite integral
1 ovo branco
– Para o recheio da coxinha:
4 peitos de frango
1 caldo de frango
3 tomates
2 cebolas
100ml de água
1 colher de coloral
Alho e sal a gosto
– Para o recheio bolinho de carne:
2kg de carne moída
1 maço de salsinha
2 cebolas
Alho e sal a gosto
400 ml shoyo
Vinagre e óleo a gosto
– Para a massa e o recheio do bolinho de bacalhau:
5kg de batata asterix
1 maço de salsinha
9 ovos
4kg bacalhau
Farinha de trigo para empanar
Azeite a gosto
Modo de preparo:
Massa da coxinha e bolinho de carne. Prepare a massa com creme de cebola e bata até alcançar o ponto de enrolar. Essa massa é dividida tanto para o bolinho de carne quanto para a coxinha.
Recheio da coxinha: refogue os peitos de frango com salsinha. Bata o restante no liquidificador e despeje na panela com o frango. Cozinhe até ficar cremoso. Deixe esfriar.
Recheio carne: refogue a carne sem tempero por aproximadamente uma hora, para cozinhar e dourar. Em fogo baixo, adicione os temperos e mexa até cozinhar a cebola. Deixe esfriar.
Bolinho de bacalhau: cozinhe as batatas em água até começarem a desmanchar. Acrescente cinco ovos e a salsinha, misturando até incorporar tudo. Em uma panela à parte, refogue o bacalhau com azeite e deixe descansar por duas horas. Molde a massa em bolinhos recheando com bacalhau. Bata os quatro ovos restantes para empanar os bolinhos, passando primeiro no ovo, depois em farinha de trigo. Frite os bolinhos em gordura quente, separando o bolinho de bacalhau das coxinhas e bolinhos de carne.
6 – Frango à passarinha crocante com maionese
Um dos aperitivos mais apreciados em todo o Brasil, sempre faz sucesso em ocasiões informais.
Ingredientes:
1 kg de asa de frango (coxa e sobre coxa)
Limão e sal a gosto
150g de maionese
200g de amido de milho
Óleo para fritar
Alecrim fresco
Modo de preparo:
Tempere o frango com sal e suco de limão a gosto e deixe marinar. Misture o amido de milho com a maionese e mexa até formar um creme. Besunte o frango nesse creme e frite com óleo quente, aromatizado com alecrim. Sirva com limão.
Viu como é fácil preparar petiscos de boteco e deixar qualquer um com “água na boca”? Se você quiser aprender ainda mais receitas de boteco, o No Pátio deixa como dica o livro: “Receitas e Segredos da Comida de Buteco – 100 petiscos direto para a sua mesa”. São receitas como acarajé mineiro, medalhão de fígado com jiló e muitas outras delícias.
Fotos: Reprodução.