Você sabia que a modernidade na internet é tamanha que já é possível até comprar um projeto de decoração para todos os cômodos da sua casa via web?
A internet possui websites especializados nesse tipo de negócio, são alguns deles o E-Interiores, Decora Click e ClickArq. Esses sites vendem via internet projetos de decoração para o cômodo que o cliente desejar ou até para a casa toda.
Como os projetos vendidos online são exclusivamente de interiores, elas não envolvem nenhum tipo de mudança estrutural como quebra ou remoção de uma parede.
O Processo da compra é totalmente online e bastante simples, o cliente se cadastra e preenche todas as informações sobre o cômodo que vai ser decorado, depois é preciso enviar as medidas e a planta do ambiente. O recebimento dos desenhos é feito após o pagamento e dentro de um prazo. Esses desenhos podem incluir uma versão 3D e junto deles vai também o memorial descritivo e as referências de produtos e móveis para execução do projeto pelo próprio morador.
Na hora de comprar, alguns sites oferecem projetos de decoração assinados pelos designers da empresa virtual e em outros o usuário pode escolher o decorador entre os que eles tiverem disponíveis.
Além da comodidade e rapidez, outra vantagem de se fazer a compra desse tipo de projeto online são os preços acessíveis. A maioria dos sites já trazem os valores médios que cobram por cada ambiente e espaço.
Vale lembrar que, por ser uma negociação toda realizada pela internet, sem nenhum tipo de contato pessoal, é importante que, antes de fechar negócio, você procure indicações sobre a empresa e pessoas que já tenho feito projetos com ela. Procure também dados da empresa (CNPJ, telefone e endereço físico), dados dos profissionais habilitados, prazos de entrega, formas de pagamento e valores e canais de comunicação do site disponíveis para o usuário.
Para que nada saia errado no seu projeto, se certifique de estar enviando todas as medidas exatas e todos os detalhes de portas, janelas, colunas e paredes ressaltadas que possam vir a interferir no projeto. Lembre-se de que o responsável pelo seu projeto não vai até a sua casa e não fará nenhum tipo de visita técnica. Informe seus gostos e hábitos pessoais, ou dos donos dos ambientes no caso de quartos dos filhos, e deixe claro o que você quer e, principalmente, o que você não quer no ambiente.
Mais uma dica para quem optar por fazer a compra do projeto de decoração online, não se esqueça de salvar e arquivar todos os documentos do processo de compra no site como a “assinatura” do contrato e as trocas de mensagens, pois se algo vier a dar errado você vai precisar desses documentos.
E, em relação à execução do projeto, Selma do Amaral, diretora de atendimento do Procon-SP, explica que o projeto online de decoração deve trazer um roteiro de realização detalhado e alerta que, “Caso o consumidor não consiga realizá-lo, ele deve procurar o site ou mesmo o atendimento do Procon porque a empresa não pode se eximir da obrigação de entregar o que está prometendo (no caso, um projeto de decoração executável), mesmo que no contrato de serviço mencione essa execução como uma responsabilidade do cliente”
Levando em consideração a correria do dia a dia e a falta de tempo causada por ela, esses sites acabam sendo uma ótima opção para quem quer dar um up na decoração do quarto, do escritório ou até da casa toda.
Alguém aqui já fez ou ficou interessado em fazer esse tipo de compra online?
Fotos: Reprodução