Confira três efeitos ruins do horário de verão

Brasil|Comportamento|Estilo de Vida



Desde as zero de ontem (domingo, 18), os relógios de dez estados brasileiros, além do Distrito Federal, foram adiantados em uma hora devido ao horário de verão. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica e com isto reduzir a demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18 às 21 horas.

Desde que a estratégia foi adotada pela primeira vez no mundo, durante a Primeira Guerra Mundial, diversos estudos têm avaliado o impacto da mudança na vida das pessoas. E engana-se quem pensa que o efeito se resume apenas ao mau humor por ter que acordar uma hora mais cedo. Até mesmo quem está livre do horário de verão pode ter sua vida impactada pela mudança no fuso-horário dos outros estados. Quer saber como? O No Pátio explica.

-Dilemas na programação da TV

Um dos fatores que causam transtornos na mudança de horário é a programação televisiva, que segue o horário oficial de Brasília, fazendo com que os estados que não adotam o horário de verão, também precisem se adaptar à mudança. Portanto, se você não se organizar direitinho vai ter que se contentar com as reprises de alguns programinhas.

– Enrolado com aparelhos eletrônicos

Para evitar contratempos é preciso estar atento às configurações de horário e data dos aparelhos eletrônicos, pois podem ocorrer falhas nos métodos de registro dos eventos agregados a documentos fiscais, por exemplo.

 

horário de verão 2

– Dúvidas em relação a horários de serviços

Pela legislação, o horário de verão irá vigorar somente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas as alterações em horários de serviços como correios – Sedex ou serviços por meio aéreo, em que seja necessário que a correspondência seja enviada no mesmo dia -, transações bancárias eletrônicas – são encerradas uma hora mais cedo – e concursos públicos federais ocorrem em todo o País. Dessa forma, a população deve ficar atenta e seguir o horário brasileiro de verão.

O horário de verão no Brasil vai até o dia 21 de fevereiro de 2016. Esta será a 40ª de sua edição no País, a primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter